A gestão do governador Cláudio Castro (PL) enfrenta forte desaprovação no Rio de Janeiro. De acordo com a pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (27), 48% dos eleitores reprovam seu governo, enquanto apenas 42% o aprovam. Outros 10% não souberam ou não quiseram opinar.
Os números evidenciam um sentimento de estagnação no estado: 81% dos entrevistados acreditam que o Rio está parado ou piorando. Além disso, 62% consideram que a situação do estado é pior do que a de outras unidades da federação.

Na avaliação específica do governo, apenas 24% classificam a administração de Castro como positiva, enquanto 31% a consideram negativa e 35% avaliam como regular. A insatisfação também é refletida na opinião sobre os serviços públicos: segurança (59%), saúde (46%) e transporte público (40%) lideram os índices de pior avaliação. O único setor com um percentual relevante de aprovação foi a capacidade de atrair empresas, vista como positiva por 30% dos entrevistados.
O cenário desfavorável se reflete nas projeções políticas: 52% dos eleitores acreditam que Castro não merece eleger um sucessor em 2026, contra 39% que acham que sim.
O levantamento foi realizado entre os dias 19 e 23 de fevereiro, com 1.404 entrevistas presenciais no estado do Rio de Janeiro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.