Campos tem dezesseis postos com aplicação das vacinas bivalente e monovalente

A vacinação contra a Covd-19 continua em 16 postos imunização distribuídos pelo município, nesta segunda-feira (12). O atendimento é por livre demanda em todos os locais, porém os postos estão divididos por faixa etária. As crianças menores de 11 anos têm direito a três doses da vacina monovalente. Assim, aquelas que tem entre 6 meses a 2 anos, vacinadas com a Pfizer Baby, devem respeitar o intervalo de quatro semanas entre a 1ª e 2ª dose. Para receber a 3ª dose o prazo é de, no mínimo, oito semanas.

Crianças de 3 e 4 anos, vacinadas com a Coronavac, devem respeitar o intervalo de 28 dias entre a 1ª e a 2ª dose. Já as crianças de 5 e 11 anos são imunizadas com a Pfizer Pediátrica, com intervalo de oito semanas entre a 1ª e a 2ª dose. A 3ª dose, que é o reforço de ambos os imunizantes, deve ser administrada quatro meses após a 2ª. É importante lembrar que todas as crianças devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis legais.

As pessoas acima de 12 anos, que ainda não iniciaram a vacinação contra a Covid-19, podem receberem a 1ª dose. Para isso, basta de dirigir a um dos postos de vacinação com atendimento para essa faixa etária.Para quem vai tomar a 2ª dose da vacina monovalente deve respeitar o intervalo acordado com o imunizante que, no caso da Astrazeneca, é de 2 meses ou mais e da Coronavac é de 28 dias.

Para quem recebeu Pfizer e tem 18 anos ou mais, o prazo é 30 dias e de 2 meses para os adolescentes de 12 a 17 anos. Àqueles que receberam a dose única da Janssen, o intervalo é de 2 meses.

A dose de reforço da vacina bivalente é para todas as pessoas acima de 12 anos e grupos prioritários que tenham tomado duas doses das vacinas monovalentes Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer, há, no mínimo, quatro meses. Aquelas que só tomaram uma dose até agora, precisam tomar a segunda dose da primeira versão da vacina para, posteriormente, receberem a bivalente.

No ato da vacinação é preciso apresentar documento com foto, CPF e comprovante de residência e caderneta de vacinação, no caso das crianças. Já as gestantes devem levar o cartão pré-natal e declaração médica. Para receber a 2ª e a 3ª e o reforço com a bivalente se faz necessário apresentar também o cartão de vacina contra a Covid-19, que contém as doses recebidas anteriormente, além de documentos pessoais citados acima.