Prefeito Wladimir lança a obra do novo pronto-socorro do HFM

O prefeito Wladimir Garotinho e o vice-prefeito Frederico Paes, lançaram, na manhã desta terça-feira (13), as obras de ampliação do pronto-socorro do Hospital Ferreira Machado (HFM) e a modernização da unidade. Desde o início da atual gestão, o HFM recebe investimentos e já passou por uma série de melhorias, com destaque para o novo fluxo de atendimento, adotado em julho de 2021, que acolheu os pacientes e deixou os corredores livres de macas. Além da modernização, a unidade contará com 44 novos leitos.

Estiveram presentes na cerimônia o secretário estadual de Saúde, Doutor Luizinho, o secretário estadual de Habitação, Bruno Dauaire, o deputado federal Christino Áureo, o ex-deputado federal Felício Laterça, o superintendente do HFM, doutor Arthur Borges, o subsecretário de Saúde, doutor Maninho e os vereadores Paulo Arantes, Juninho Virgílio, Marcione da Farmácia, Pastor Marcos Elias, doutor Edson Batista e Kassiano Tavares.

Durante a entrevista, o prefeito Wladimir Garotinho agradeceu aos deputados federais que contribuíram com emendas para a realização das obras.

“Nós precisamos reestruturar todos os modelos dos prédios de Saúde, pois estão acabados e abandonados. Nós refizemos todo o Hospital Geral de Guarus e agora o Hospital Ferreira Machado. Não é recurso do estado, mas é recurso da Bancada Federal, mas eu fiz questão da presença do secretário de Saúde, Doutor Luizinho. Conseguimos ter folga de caixa para fazer os investimentos necessários devido a ajuda constante do Governo Estadual e então quero agradecer aqui ao governador Cláudio Castro e ao secretário”, disse.

Além disso, o prefeito destacou a importância do HFM, que não atende somente os campistas, mas, cidadãos da Região Norte e até Noroeste – “O HFM é um gigante, um hospital que atende toda região Norte e Noroeste do Estado. Demos um remodelada no primeiro andar dele, que já melhorou muito. Mudamos o fluxo do hospital e há dois anos não tem ninguém nos corredores do hospital. Ficamos feliz em ver o governo dando certo, avançando e a população sendo beneficiada”, afirmou.

Wladimir explica ainda sobre o valor e a previsão de término da obra: “A previsão inicial é de 18 meses, mas, a empresa vai tentar terminar antes, talvez com 14 meses consiga entregar e o valor total é de R$15 milhões”, finalizou o prefeito.

O secretário Doutor Luizinho também comentou dos avanços da saúde em Campos e tratou a cidade como um polo regional na área.

“Além dessa obra que o Wladimir lança, já combinamos de fazer o custeio, tanto do HFM, quanto do HGG. E iremos anunciar até o dia 30 os recursos para a construção da clínica de hemodiálise, que é um sonho e irá tirar todas aquelas pessoas que estão aguardando na fila para a hemodiálise”, frisou Luisinho.

Outra unidade hospitalar da cidade que também passa por obras é o HGG e representando o secretário de Saúde de Campos, doutor Paulo Hirano, o subsecretário da pasta, doutor Maninho falou que os trabalhos na unidade estão a todo vapor.

“A obra do Hospital Geral de Guarus está indo a todo vapor. A gente tem a previsão de entrega da obra já para o máximo no meio do ano que vem. A primeira fase já foi entregue que é a fase do pronto-socorro, que já está funcionando. Foram feitos avanços na rede de urgência e emergência, agora iremos avançar na atenção básica”, destacou o subsecretário.

Também destacando a grandeza do hospital, o superintende Arthur Borges informou que a unidade fechará o ano com cerca de 80 mil atendimentos registrados – “Estávamos precisando de um aumento na nossa área de pronto-socorro que também irá se adequar as normas sanitárias. O hospital tem a média de um atendimento a cada seis minutos a previsão deste ano é de fechar com mais de 80 mil atendimentos”, finalizou Arthur.

Caminhando na base do prefeito Wladimir na Câmara Municipal, o parlamentar Paulo Arantes parabenizou por mais uma conquista da atual gestão municipal.

“Eu estive vereador na gestão passada e acompanhei de perto o sofrimento da população. Agora, estamos vendo o quanto é grande a diferença. Hoje, estamos vendo de perto a transformação do hospital, graças ao prefeito Wladimir e com essa ampliação do pronto-socorro vai dignificar ainda mais a nossa cidade, a saúde do nosso povo e vai atender muito melhor os campistas e a população de municípios vizinhos. Está de parabéns o prefeito Wladimir Garotinho”, destacou Arantes.

Destaca-se que, já em 2023, o HFM recebeu ventiladores pulmonares e cancelas eletrônicas para maior segurança dos pedestres, motoristas e funcionários. Oito novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) também foram inaugurados devido ao aumento de casos de pneumonia e bronquiolite em crianças do município e a superlotação dos leitos de UTI-Pediátrica nas redes pública e privada.