Farol lotada e comerciantes já comemoram sucesso do 11º Festival de Petiscos

Repetindo o sucesso do último final de semana, esse feriadão da Independência tem atraído centenas de famílias para a praia do Farol de São Tomé, em função do 11º Festival de Petiscos, evento gastronômico que reúne 18 estabelecimentos comerciais com a oferta de 12 pratos à base de frutos do mar, ao preço único de R$ 25 a porção. Neste sábado (9), a partir das 13h, tem shows de Dibobeira, Matheus Ramos e a banda Quatro Ponto Zero.

Com realização da Associação dos Comércios, Hotéis e Similares do Farol (Ashcom), apoio da Prefeitura de Campos por meio da Fundação Cultural Oswaldo Lima (FCJOL), secretarias de Segurança e Ordem Pública, Serviços Públicos, Saúde e Guarda Civil Municipal, o festival retomou as atividades na tarde de quinta-feira (07), registrando bom quantitativo em público prestigiando os comércios e shows regionais, com apresentação dos artistas Samara Souza, Sandro Balli e Ângelo Nani, com participação do DJ Gugu, nos intervalos.

DELÍCIAS 

Um dos espaços mais visitados na estrutura do Festival de Petiscos é a área kids, com diversos brinquedos infláveis, Ponte do Rio que Cai e pula-pula, onde as crianças aproveitam a diversão enquanto os pais se acomodam em centenas de jogos de mesas ao som de boa música, degustando pratos como salmão ao molho de alcaparras com batata noisette, camarão ao alho e óleo, risoto de camarão, filé de cação com molho de camarão, bobó de camarão, isca de tira vira com molho, camarão empanado, torresmo de traíra ao molho aipo, gurjão de peixe com molho especial, canelone com molho de camarão, além das deliciosas sobremesas a partir de R$ 3, com picolés, sorvetes, açaí, cestinha trufada, banana split e brownie.

APROVAÇÃO

A cabelereira Tânia Rodrigues da Silva, moradora do bairro Pecuária, em Campos, visitou a estrutura pela primeira vez e já se programa com a família para voltar no domingo. Encantada com a estrutura, ela elogiou comerciantes e organização do evento. 

“Estou encantada com a organização, limpeza do espaço e segurança que temos com nossos filhos, com pessoas do evento nos portais de entrada, banheiros limpos. Estão todos de parabéns. Essa é a primeira vez que venho e posso te garantir que em todos esses anos, nunca estive num local tão acolhedor e agradável. Vontade de não ir embora (risos), mas ainda trabalho amanhã (sexta) e no sábado. Domingo, já combinamos que o almoço vai ser aqui no festival, com todos da família”, declarou a empresária.  

APOIO

A secretaria de Serviços Públicos segue com ações de varrição e limpeza em toda extensão da praia, além de uma equipe destinada apenas a atender as imediações do festival. “Todos os dias uma equipe é deslocada para trabalhos no Farol. No entanto, em virtude do festival, escalamos outra frente de serviços para garantir a limpeza e manutenção da estrutura, acolhendo com carinho os visitantes da nossa praia”, detalhou Simone Muniz.

Mesmo com o mar agitado e bandeira vermelha (perigo) em toda a extensão da beira mar, os quiosques estavam lotados e comerciantes da parte externa do festival, também comemoram as vendas na baixa temporada.

“O primeiro final de semana foi atípico e nos surpreendeu com o movimento. A fila tomou a calçada com tantas pessoas esperando pão”, disse Ana Carla Barcelos, funcionária de uma das panificações da praia do Farol.

COMÉRCIO

Proprietário de um depósito de bebidas na praia, Tiago Quintanilha comemora as vendas e garante que muitos comércios não conseguiram atender as demandas do último final de semana, já prevendo movimento ainda maior para os próximos dias.

“Todos os restaurantes não puderam atender as demandas do último final de semana diante da quantidade de gente que esteve na praia. Até às 17h do último domingo (3), por exemplo, tinham filas gigantes dentro do festival, tomando uma proporção que não imaginávamos. Para atender bem a todos, muitos estabelecimentos abriram vagas de trabalho para aumentar número de atendentes e servir a todos bem, sem espera”, revelou Tiago. 

O comerciante ainda destacou a quantidade de pessoas e agradecimento em nome de todos os comerciantes da praia. 

“Os 380 jogos de mesas no festival estavam ocupados e muita gente ainda ficou em pé. Graças a Deus, sucesso garantido, não só para os estabelecimentos dentro do festival, mas para todos comerciantes da praia. Só temos a agradecer aos apoiadores e a Prefeitura de Campos pela parceria, que só enaltece o evento e valoriza nossa praia. Para muitos comerciantes, os finais de semana serão melhores do que o verão, porque movimenta a praia toda, da drogaria ao material de construção. Estamos muito orgulhosos e ainda mais otimistas para o próximo ano, com a possibilidade do evento ser na área da Marinha”, declarou, disse, relembrando declaração do prefeito Wladimir Garotinho, durante abertura oficial do festival, na sexta-feira (1º).  

ÚLTIMO DIA

Neste domingo (10) – um dos dias com previsão de outro recorde de público devido ao desfile cívico na orla -, último dia do Festival de Petiscos, shows de Zero Kelvin, Nágela e, encerrando a edição do evento, banda O Salto, até a meia noite.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos