Câmera no uniforme será usada por PMs do RJ a partir de segunda-feira

Policiais militares do Rio de Janeiro começarão a usar câmeras nos uniformes a partir de segunda-feira (28), afirmou o major Ivan Blaz, porta-voz da corporação.

A gravação das ações da PM deveria ter começado no dia 16 deste mês. Por causa do atraso, a empresa L8 Group, responsável pelo fornecimento do sistema foi notificada.

A empresa afirmou que enfrentou dificuldades com a infraestrutura de telefonia para fazer a conexão com os batalhões mais distantes e que está “dentro do prazo contratual”.

A expectativa era que as unidades operacionais da Polícia Militar estivessem usando as 8 mil câmeras até o final do primeiro semestre deste ano.

A instalação faz parte do Programa Estadual de Transparência em Ações de Segurança Pública e Defesa Civil e busca fiscalizar a atuação dos agentes.

A lei para que o uniforme policial no RJ tenha câmera foi sancionada pelo governador Cláudio Castro (PL) em junho do ano passado, mas já existe uma lei — promulgada há 12 anos — que obrigava o uso de câmeras em carros da polícia, mas que, na prática, não estava em execução.

Como vai funcionar:

As câmeras ficam presas em um totem onde as baterias são carregadas;
O dispositivo é designado a um só agente, que precisa desbloqueá-lo com reconhecimento facial;
O sistema reconhece o policial e solta a câmera, que já começa a gravar e a transmitir para o Centro de Comando e Controle;
A autonomia do aparelho é de 12 horas;
Por padrão, o aparelho grava em média resolução, e as imagens ficam armazenadas por 60 dias;
Há a possibilidade, porém, de ativar o modo HD: nesse caso, as imagens são registradas em alta definição e ficam salvas em uma nuvem por até um ano;
Tanto o policial em ação quanto o agente que estiver acompanhando do Centro podem acionar o HD;
Os órgãos de controle, como as corregedorias, a Defensoria e o Ministério Público, poderão pedir as imagens.

Fonte: G1