Criança Feliz: Equipes do programa visitam pediatria do Hospital Geral de Guarus

Equipes do programa Criança Feliz da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social realizaram atividade na pediatria do Hospital Geral de Guarus. Em parceria com o setor de Serviço Social da unidade, foram realizadas brincadeiras com fantoches para as crianças internadas. 

Além disso, as equipes fizeram abordagens nos leitos, levando informações sobre o Programa para os pais e responsáveis pelos pequenos, possibilitando a adesão de novas famílias. O Programa Criança Feliz, que foi implementado há cerca de cinco meses, tem o objetivo de estimular o desenvolvimento infantil, atendendo crianças de zero a seis anos de idade, por meio de visitas domiciliares.

A ação teve a participação da coordenadora do Programa Criança Feliz, Luciana Ribeiro, da visitadora do território do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jardim Carioca, Fernanda Carvalho Amaral, e da assistente social do HGG, Beatriz Mesquita. “Essa visita é importante, porque é uma forma que a gente encontra de sensibilização e levar o conhecimento de que o Programa existe. Dentro disso, conseguimos juntar as políticas públicas, como da Saúde, Assistência Social e Educação para que elas trabalhem juntas”, disse a coordenadora do Programa.

Segundo a coordenadora do Serviço Social do HGG, Ana Cláudia Cordeiro, a ideia de levar o Programa para a unidade surgiu para fortalecer a rede de proteção às famílias, principalmente na proteção e qualidade de vida das crianças.

“Como o HGG realiza internações para tratamento clínico de crianças da primeira infância e ciente do trabalho desenvolvido pelo Programa Criança Feliz, que visa o desenvolvimento integral da criança, o Serviço Social do HGG pensou nesta parceria com o Programa com objetivo de contribuir para fortalecimento da rede intersetorial no município, bem como fortalecer a função protetiva da família, garantindo seu acesso aos direitos e proporcionando melhoria na qualidade de vida de nossas crianças”, disse a coordenadora do Serviço Social do HGG.

Implementado no município em abril deste ano, o Criança Feliz já realizou mais de 10.030 visitas domiciliares, abrangendo a área de cobertura dos 13 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), sendo eles, Chatuba, Codin, Custodópolis, Esplanada, Goitacazes, Jardim Carioca, Jockey, Matadouro, Morro do Coco, Parque Guarus, Penha, Travessão, Ururaí. Atualmente, 1.557 famílias estão sendo acompanhadas pelo programa que foi criado em 2016, voltado para atender o Plano Nacional da Primeira Infância.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos