Segunda edição do Morar com Saúde amanhã no Parque Esplanada

Já está tudo pronto para a 2ª edição do Morar com Saúde, que será realizado neste sábado (04), no Recanto Solares Campista, no conjunto residencial Morar Feliz do Parque Esplanada, das 9h às 13h. Criado pela Secretaria de Governo, com braço da Secretaria de Saúde e Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, o programa foi lançado no dia 14 de maio pelo prefeito Wladimir Garotinho, no Condomínio da Bíblia, situado no Parque Santa Clara, em Guarus.

Seu objetivo é levar serviços de saúde e na área da assistência social para os 19 condomínios do Morar Feliz, beneficiando mais de 40 mil pessoas. A novidade desta edição será o atendimento com nutricionista, pesagem das crianças, aferição da pressão arterial e glicemia.

Haverá, ainda, consulta com clínico geral, pediatra, oftalmologista e dentista, além de assistência farmacêutica e vacinação contra a gripe e Covid-19.

Por meio do Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM), as pessoas poderão agendar exames citopatológico (preventivo), mamografia, laqueadura e vasectomia. Os moradores poderão solicitar também o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e cortar o cabelo se assim desejarem. Além de um documento de identificação, as pessoas devem levar a caderneta de vacinação.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) fará ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, combate aos roedores e agendamento para castração de animais. Será realizada também vacinação antirrábica de cães e gatos.

A coordenadora do Morar com Saúde, Linda Mara Silva, esteve nesta quarta-feira (01), reunida com a Diretoria de Atenção Básica, da secretaria de Saúde, para traçar o planejamento logístico da 2ª edição.

“Para agilizar os atendimentos, os moradores foram separados pela letra inicial do nome. Eles passarão por uma triagem para identificar qual a real necessidade”, disse ela, ressaltando que o programa tem como parceiro a concessionária Águas do Paraíba, que vai sanar dúvidas dos moradores e promover a renegociação de eventuais débitos.

Linda Mara afirmou ainda que a 1ª edição teve um saldo positivo. “No Condomínio da Bíblia, mais de 600 moradores receberam atendimento médico e foram aplicadas 406 doses das vacinas contra a Covid-19, gripe e de rotina”.

Já o Centro de Referência e Tratamento da Mulher realizou 250 atendimentos, sendo 30 encaminhamentos para laqueadura, 20 para vasectomia, 80 marcações para ultrassom e 90 marcações para preventivo. Foram emitidos também 68 cartões do SUS.

O CCZ vacinou 200 animais, entre cães e gatos, com a antirrábica, e visitou 400 imóveis para eliminação de focos do mosquito transmissor da dengue. O Departamento de Odontologia realizou 103 consultas, com 60 encaminhamentos.