Campos com 55 km de ciclovias e ciclofaixas: incentivo ao transporte sustentável

O município de Campos possui cerca de 55 km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas e, desse total, 14 km foram implantados nos últimos três anos, estimulando o uso de bicicletas. Dessa forma, além de proporcionar maior segurança aos ciclistas e priorizar a mobilidade ativa, tirando veículos de circulação da via, contribuindo para o trânsito, também está incentivando o transporte sustentável, permitindo o deslocamento rápido entre diversos pontos. Outra importante iniciativa para melhoria do trânsito é a instalação de semáforos inteligentes.

Segundo o presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Nelson Godá, essa é uma das medidas adotadas pelo órgão para melhorar a fluidez e aumentar a segurança no trânsito. “Requalificamos as ciclovias e ciclofaixas já existentes, melhoramos a sinalização, pavimento e a segregação dos espaços, além de criarmos novos, onde há grande fluxo de ciclistas. Também houve a inserção de novos trechos, mediante a contagem de fluxo de ciclistas, feita por meio de estudos do IMTT desde 2021, além da verificação da Engenharia de Tráfego para dar mais fluidez para o trânsito”.

— Além de dar maior fluidez para trânsito, gera segurança para motoristas e ciclistas, principalmente. São novas áreas ou espaços requalificados, com melhor sinalização, com alerta para proteção deles para que consigam transitar e fazer interconexões na cidade e se deslocar com maior segurança. Temos relatos das associações, inclusive do comércio, e mensagens positivas de grupos de bairros e de estudantes que têm atestado que o investimento em ciclovias e ciclofaixas tem dado maior segurança para eles — destaca o presidente do IMTT.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos