UPHs recebem serviço de eletrocardiograma com laudos instantâneos

As Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) Saldanha Marinho, Ururaí, Farol de São Tomé e Travessão, gerenciadas pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), foram agraciadas no final do ano passado com a implementação do serviço de eletrocardiograma. O avanço faz parte do Projeto Boas Práticas na Atenção à Cardiologia e Urgências Cardiovasculares, uma colaboração entre o Hospital do Coração, Beneficência Portuguesa, Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS) e o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

A diretora de Gestão das UPHs, Bruna Vassimon, destacou a importância do projeto para a qualificação do atendimento às urgências cardiovasculares. “O objetivo principal é agir na melhoria do atendimento, utilizando Tele-eletrocardiografia, Teleconsultoria cardiológica e oferecendo capacitação para o manejo eficaz das principais urgências cardiovasculares”, comentou.

Ainda de acordo com a diretora, como exemplo da eficácia do programa, em dezembro de 2023, um paciente foi atendido na unidade de Farol e durante a realização do eletrocardiograma, uma alteração foi detectada. Por conta disso, ele foi transferido para um hospital e atendido pelo programa “SOS Coração: Nossa missão é cuidar das pessoas”, um projeto pioneiro no Estado do Rio de Janeiro, que tem revolucionado o atendimento às vítimas de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) em Campos.

Além das UPHs mencionadas, Santo Eduardo também foi contemplada, embora momentaneamente o serviço não tenha sido iniciado devido às obras na unidade, como esclarece Bruna Vassimon. “Estamos aguardando a conclusão das obras para instalar o serviço de eletrocardiograma em Santo Eduardo, visando oferecer atendimento completo assim que possível”, informou. No momento, a UPH Santo Eduardo está disponibilizando apenas o serviço ambulatorial.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos