Quatro pessoas morreram depois de forte temporal. Bombeiros buscam um homem que foi soterrado e uma mulher que caiu em um rio

Diversas famílias tiveram que deixar suas casas por causa dos alagamentos após o temporal deste fim de semana na capital e Baixada Fluminense. Os bairros de Jardim América, Acari e Pavuna ainda estavam inundados na manhã deste domingo (14).

Um homem morreu soterrado em Ricardo de Albuquerque, o corpo dele foi encontrado com a ajuda de cães farejadores. Uma mulher morreu afogada em Acari, na manhã de domingo (14).

Uma mulher foi encontrada morta na Rua General Rondon, em Nova Iguaçu, e um homem morreu eletrocutado em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

Uma quinta vítima ainda era procurada pelo Corpo de Bombeiros em Belford Roxo no início da tarde.

Imagens mostram muitas pessoas enfrentando as correntezas para conseguir chegar em pontos de apoio dos municípios. No bairro Laguna e Dourados, em Duque de Caxias, uma família colocou um idoso dentro de um latão de lixo para que fosse possível tirá-lo de dentro da casa que estava cheia de água.

A prefeitura do Rio montou oito pontos de apoio temporários para atender à população. Veja aqui os endereços:
Escola Municipal Charles Anderson Weaver (Rua Carlos Pachêco Ávila, S/N – Coelho Neto)
Escola Municipal Barbosa Lima Sobrinho (Rua do Dique, 166)
Escola Municipal Telêmaco Gonçalves (Praça Ênio, S/N)
Escola Municipal Herbet Moses (Rua Cristiano Machado, S/N)
Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo (Rua Gen. Etchegoyen, 199)
Igreja Assembleia de Deus (Travessa Embaú, 496)
Escola Municipal Escritor e Jornalista Daniel Piza (Avenida Pref. Sá Lessa, 229)
Escola Municipal Bélgica (Rua Francolim, 50)

Também é possível ver uma criança sendo levada no colo. Na favela do Lixão, ainda em Duque de Caxias, um homem quase se afogou na manhã de domingo, mas acabou salvo por um comerciante da região.

Já em Jardim América, familiares amarraram uma corda em um colchão inflável para transportar uma idosa cadeirante. A água passava da altura do peito.

Durante a madrugada, crianças saíram de suas casas em Acari sendo levadas no ombro de familiares. O vídeo mostra três meninas. Outras pessoas foram resgatadas por botes, jet-skis e barcos.

Uma gestante entrou em trabalho de parto durante a madrugada em Acari. Ela precisou ser levada de bote pelo Corpo de Bombeiros para a maternidade.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, depois de receber os primeiros cuidados no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, a gestante foi transferida para o Hospital Maternidade Herculano Pinheiro, onde está internada.

A gravidez é de alto risco e a mulher era acompanhada pelo serviço especializado do Instituto Fernandes Figueira. Até a tarde deste domingo, o bebê não tinha nascido ainda.

Temporal gera impactos no Grande Rio
As fortes chuvas que atingiram Zona Norte do Rio e a região Metropolitana entre este sábado (13) e domingo (14) alagaram vias, afetaram a operação de linhas de ônibus e do metrô e deixaram duas pessoas desaparecidas. O Hospital Ronaldo Gazolla ficou sem energia. Alguns concursos e provas marcados para este domingo foram cancelados.

O Centro de Operações Rio informou que a cidade entrou em estágio operacional número 4 — o segundo mais alto na escala de riscos. Em Niterói, o alerta é máximo.

A Defesa Civil registrou mais de 30 bolsões d’água nas vias principais da cidade, 15 pontos de alagamento e cinco quedas de árvores. A Avenida Brasil ficou alagada nos dois sentidos, na altura de Irajá, e foi interditada durante a madrugada. A interdição permanecia até as 9h25 deste domingo.

Na manhã deste domingo, ainda havia registro de chuva em diversos bairros da Zona Norte, e o prefeito Eduardo Paes pediu que as pessoas evitem a região. Há previsão de mais chuva.

Desaparecimentos
Agentes estão procurando uma mulher que desapareceu após um carro cair no Rio Botas, em Belford Roxo.

Em Ricardo de Albuquerque, na Zona Norte, um homem morreu depois de ser soterrado durante a madrugada.

O corpo dele foi encontrado por bombeiros com a ajuda de cães farejadores na rua Moraes de Pinheiro.

Ocorrências e alertas
Bombeiros atenderam mais de 150 ocorrências em todo o Estado até as 7h05. Foram registrados alagamentos e queda de árvores. Durante o sábado e a madrugada de domingo, 29 sirenes foram acionadas em 16 comunidades. Os moradores foram orientados a deixarem suas casas. Os pontos de apoio já conhecidos nas comunidades foram abertos por agentes comunitários de Defesa Civil.

Em Niterói, na Região Metropolitana, a cidade entrou em alerta máximo às 2h15, e foram acionadas sirenes em oito comunidades. A Defesa Civil também recomendou que os moradores evitem deslocamentos no município.

O prefeito Eduardo Paes, em sua conta no X (antigo Twitter), recomendou que a população evite a Avenida Brasil e a Zona Norte da cidade no início da manhã.

Fonte: G1 Notícias