Igualdade Racial participa da II Semana de Combate à Intolerância Religiosa

A Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos de Campos, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, participou da II Semana Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, que acontece na cidade do Rio de Janeiro. O evento, que vai até sábado (20), tem o objetivo de promover discussões em prol do fortalecimento da tolerância, das liberdades, diversidades, pluralidade e da coexistência pacífica entre as religiões no Estado brasileiro. Uma delegação formada por servidores da SIRDH, entre eles o subsecretário Gilberto Totinho, participou do encontro.

Em dezembro, durante o II Prêmio Norma Brito de Direitos Humanos, que aconteceu no Museu Histórico de Campos para homenagear campistas que lutam pelos direitos humanos, a SIRDH divulgou dados do programa “Disque Direitos Humanos “, canal que foi lançado pela subsecretaria em 2022. O Programa atende, de forma anônima, denúncias de racismo, LGBTfobia e intolerância religiosa. Em dois anos de funcionamento, o Disque Denúncia realizou 411 atendimentos. Desses, 158 foram de casos de racismo religioso e intolerância religiosa.

“O evento desta semana traz importância das discussões acerca da liberdade religiosa, que culminará no dia 21 de janeiro, Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, instituída em 2007, e que nos dá a direção para a defesa intransigente de todo cidadão professar sua fé sem que sofra represálias sociais”, disse Totinho.

A II Semana Nacional de Combate à Intolerância Religiosa é realizada pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP) Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR), a Coordenadoria de Experiências Religiosas Africanas, Afro-brasileiras, Racismo e Intolerância Religiosa (ERARIR/LHER/UFRJ) e Coletivo Maitê Ferreira.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos