Campos continua com a vacinação itinerante nas escolas da rede municipal

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), continua com a vacinação itinerante nas escolas da rede municipal de ensino. Duas equipes foram montadas para a imunização de alunos e profissionais da Educação com as vacinas contra a Covid-19, gripe e as previstas no Programa Nacional de Imunizações (PNI), que são as de rotina. Para que os estudantes possam receber as vacinas, os pais ou responsáveis legais precisam autorizar a aplicação das mesmas.

O subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), médico infectologista Rodrigo Carneiro, faz um alerta aos pais sobre a importância de autorizar os filhos a tomarem a vacina.

“Devido à pandemia houve uma baixa na procura pelas vacinas, levando às secretarias de Saúde e de Educação a iniciar essa busca ativa nas escolas”, explicou o médico, ressaltando que a visita às unidades escolares segue um cronograma elaborado pelo Programa Saúde na Escola (PSE) da Seduct.

Rodrigo Carneiro disse ainda que, caso a pessoa não tenha apresentado reação adversa anteriormente, não há contraindicação para que tomem as vacinas de rotina. “Se isso ocorrer, ela é encaminhada ao Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), que funciona na secretaria de Saúde, para avaliação por um profissional médico”.

A assessora técnica da Seduct, Cátia Melo, disse que, para seguir avançando no processo de vacinação das crianças e adolescentes, a Educação adotou uma nova estratégia. “Decidimos anexar ao formulário que é enviado aos pais uma mensagem informando quais são as vacinas que estão sendo disponibilizadas nas escolas”, explicou Cátia. O formulário é o mesmo que os pais assinam autorizando a aplicação dos imunizantes.

Segundo ela, a vacina contra a Covid-19 começou a ser aplicada no dia 22 de março deste ano. Conforme levantamento feito pela Seduct, até 03 de junho foram visitadas 50 escolas e administradas 4.353 doses, sendo 4.182 em alunos e 171 em profissionais.

Já a aplicação das vacinas de rotina teve início em 19 de maio. Até 03 de junho foram administradas 406 doses e atendidos 299 alunos e 23 profissionais em dez escolas. A vacina do HPV foi a que teve maior procura, um total de 191 doses aplicadas.