Delegacia da Mulher de Campos oficializa troca de comando; cerimônia de passagem foi feita nesta manhã

Em cerimônia de passagem de titularidade, realizada na manhã desta terça-feira (26), ficou definido que Juliana Buchas Calife é a nova delegada da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Campos. Ela assume o lugar de Madeleine Dykeman, que saiu de licença após oficializar sua pré-candidata à Prefeitura de Campos.

Eu saio da titularidade da DEAM-Campos com a sensação de dever cumprido. Há um pouco mais de um ano nós conseguimos ter uma gestão muito efetiva. Hoje a DEAM-Campos é considerada a delegacia modelo de gestão de departamento. Isso muito nos engrandece. Nós demos o nosso melhor. Saio com o espírito de servir o público. Agora eu sigo meu coração, que é hora de novos desafios e novas missões, e eu tenho certeza de que Deus estará comigo nesse momento, me fortalecendo”, disse Madeleine.

Em cerimônia de passagem de titularidade, realizada na manhã desta terça-feira (26), ficou definido que Juliana Buchas Calife é a nova delegada da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Campos. Ela assume o lugar de Madeleine Dykeman, que saiu de licença após oficializar sua pré-candidata à Prefeitura de Campos.

“Eu saio da titularidade da DEAM-Campos com a sensação de dever cumprido. Há um pouco mais de um ano nós conseguimos ter uma gestão muito efetiva. Hoje a DEAM-Campos é considerada a delegacia modelo de gestão de departamento. Isso muito nos engrandece. Nós demos o nosso melhor. Saio com o espírito de servir o público. Agora eu sigo meu coração, que é hora de novos desafios e novas missões, e eu tenho certeza de que Deus estará comigo nesse momento, me fortalecendo”, disse Madeleine.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, como a diretora do 6º Departamento de Polícia de Área (DPA) do Estado do Rio de Janeiro, Natália Patrão, a delegada assistente da 146ª DP de Guarus, Ana Paula Carvalho, o delegado titular da 146ª DP de Guarus, Carlos Augusto, o delegado titular da 123ª DP de Macaé, Pedro Emílio, a delegada titular da 147ª DP de São Francisco de Itabapoana, Ivana Morgado, entre outras pessoas.

Titular pela primeira vez de uma delegacia, a Dra. Juliana Buchas também falou sobre o desafio:

“Já estou na PCERJ há quase 11 anos. Ciente da responsabilidade que tenho pela frente que eu estou assumindo esse desafio agora. A gente sabe que a DEAM não é uma delegacia comum. É uma delegacia que demanda um olhar pra diferenciado. Porque aquela mulher que está ali está rompendo um ciclo de violência. Muitas das vezes ela está deixando pra trás um sonho idealizado de uma família, de um final feliz. Então nosso olhar tem que ser investigativo, mas também de empatia pela vítima que está nos procurando”, ressaltou a nova delegada titular.

Destaque da DEAM sob comando de Madeleine
A Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Campos se destacou nos quesitos de produção investigativa e de produtividade operacional, terminando o ano de 2023 em primeiro lugar em um comparativo feito com outras delegacias de mesmo nível no Estado do Rio.

No ano de 2023, foram 1092 inquéritos com investigações concluídas encaminhadas ao Ministério Público. Além de 53 prisões feitas exclusivamente pela DEAM.

“Esses números são muito importantes pois demonstram que a equipe trabalhou para que isso acontecesse. E é um índice relevante no combate à criminalidade, notadamente que vai impactar na violência de gênero que é praticada contra a mulher. Tenho a satisfação de entregar esses números para a população campista. Mexeu com uma, mexeu com todas.”, disse a delegada Madeleine Dykeman.