Mediadores e cuidadores: apresentação até quarta-feira na Secretaria de Educação

3 minutos de leitura
Disclosure: This website may contain affiliate links, which means I may earn a commission if you click on the link and make a purchase. I only recommend products or services that I personally use and believe will add value to my readers. Your support is appreciated!

Os profissionais de apoio convocados para atuarem na Educação Especial Inclusiva, nas últimas semanas, têm até esta quarta-feira (24) para se apresentarem à Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). Ao todo, 424 mediadores e cuidadores foram chamados para assumir vagas temporárias na rede municipal de ensino, a partir de dois processos seletivos simplificados – o edital Nº 04/2023 e o edital Nº 01/2024. Para conferir as listas, basta acessar o Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE).‌

Eles deverão comparecer à Diretoria de Gestão de Pessoas da Seduct, para realização de exame médico admissional com objetivo de cumprir etapa que antecede a assinatura de contrato de trabalho e a ocupação de vagas temporárias nas unidades municipais.

Dezenas de convocados já tomaram posse e foram encaminhados para as unidades escolares a fim de darem início aos trabalhos, auxiliando os alunos com necessidades educacionais especiais. É o caso da mediadora Thaiane Ribeiro de Aquino, alocada na E.M. Lídia Leitão de Albernaz, em Guarus.

‌“Foram muitos desafios para chegar até aqui, mas estou muito feliz com essa conquista e essa nova fase, podendo contribuir com o processo de ensino-aprendizagem. Estou cheia de esperança e com muitas expectativas boas para ensinar e aprender com os pequenos”, comentou a profissional.

Segundo a secretária de Educação, Tânia Alberto, o cuidador presta atendimento aos alunos que necessitam de apoio no âmbito da alimentação, higiene, locomoção e atuação em todas as atividades escolares, visando atender a suas necessidades básicas — fisiológicas, higiene e afetivas. E o mediador visa apoiar os professores das salas de ensino regular, no desenvolvimento do planejamento pedagógico e nas atividades pedagógicas dos educandos, público-alvo da Educação Especial Inclusiva.

“O processo seletivo simplificado visa substituir as rescisões ocorridas entre os meses de fevereiro e março e demais contratos a vencer entre os meses de maio e outubro de 2024”, explicou a secretária.

A lei nº 9.145, de 5 de maio de 2022, que institui a Política Municipal de Atendimento para Educação Especial Inclusiva em Campos, foi sancionada pelo prefeito Wladimir Garotinho com o objetivo de assegurar o acesso, a permanência, a participação plena e a aprendizagem de bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades ou superdotação nas unidades escolares da rede municipal. Por meio dessa lei, foi possível viabilizar a realização do processo seletivo e a contratação dos profissionais.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos

Compartilhe essa notícia