Nos 30 anos da morte de Ayrton Senna, Globoplay lança série sobre o piloto

Nesta quarta-feira (1º), dia em que a morte de Ayrton Senna completa 30 anos, o Globoplay lança “Senna por Ayrton”. Em três episódios, a série conta a história do tricampeão mundial de Fórmula 1 através do olhar do piloto. A obra foi toda construída com base em imagens de acervo, em uma pesquisa em cerca de 150 horas de gravações em arquivos da Globo – e também de outros veículos de comunicação brasileiros e estrangeiros.

“Senna por Ayrton” tem direção de Rafael Pirrho e Rafael Timóteo, que também assinam o roteiro ao lado de Camila Côrtes e José Emílio Aguiar. “Senna é um personagem enorme na história do Brasil e já foi muito bem biografado algumas vezes. O que a gente propôs, então, foi que ele narrasse a própria trajetória, a partir de longa pesquisa por muitas entrevistas que ele deu, não apenas para a Globo. Seguimos sempre pelo ponto de vista dele sobre tudo o que viveu”, afirma Pirrho.

A série abre com uma entrevista feita pelo cantor Roberto Carlos com Senna para o especial de fim de ano do artista, em 1988. Na ocasião, o piloto havia acabado de se consagrar campeão mundial e pegou uma carona no carro conversível do cantor.

“Na estrada eu prefiro ficar na direita e ir com motorista”, brinca Senna. “Também é humorista, né? Então cante um pouquinho aí agora. Porque eu também gosto de dirigir com alguém cantando”, devolve Roberto Carlos.

O que é mostrado em série sobre Ayrton Senna?

O primeiro episódio mostra o começo de vida de Ayrton, o início da paixão pelo automobilismo e os primeiros títulos. Já o segundo aborda o namoro de Senna com Xuxa Meneghel e as polêmicas que o piloto teve em sua carreira.

No último capítulo, abordado nos anos de 1992 e 1993, Senna encontra dificuldades por não conseguir ser competitivo com a McLaren a ponto de brigar por mais títulos mundiais. Até o trágico acidente que tirou sua vida.