1º paciente a receber rim de porco em transplante morre dois meses após cirurgia nos Estados Unidos

O primeiro ser humano a receber um rim de porco geneticamente modificado morreu neste sábado, quase dois meses após o transplante, nos Estados Unidos, informaram o hospital que fez a cirurgia e a família do paciente.

Richard Slayman, que tinha 62 anos, recebeu o rim no dia 16 de março em cirurgia realizada por um médico brasileiro no Hospital Geral de Massachusetts. Os cirurgiões afirmaram que acreditavam que o rim de porco duraria pelo menos dois anos.

Em comunicado, a equipe médica do hospital lamentou a morte de Slayman e afirmaram que não havia nenhum indício de que ele morreu como resultado do transplante.

Quando recebeu o rim em março, Richard afirmou que está vivendo um momento que desejou por muitos anos. “Agora, é uma realidade e um dos momentos mais felizes da minha vida”, escreveu.

O homem foi o primeiro ser humano vivo a passar pelo procedimento. Anteriormente, rins de porco haviam sido transplantados temporariamente para doadores em morte cerebral. Dois homens receberam transplantes de coração de porcos, embora ambos tenham falecido em questão de meses.

Fonte: G1 Notícias