Artesãos de Campos iniciam curso oferecido pela UERJ

O auditório Edilberto Corrêa Batista, no segundo piso da Rodoviária Roberto Silveira, recebeu na noite desta terça-feira (3), a primeira aula do Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense (PFAF) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj). O programa tem apoio da Prefeitura, por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).

Artesãos do município selecionados no PFAF participaram da primeira aula do curso de Capacitação pela Faculdade de Administração e Finanças da UERJ, ministrada pelo professor, Jalme Pereira, simultaneamente, para 10 municípios fluminenses. Antes da aula, os alunos receberam as boas-vindas da presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas, e do supervisor do projeto da UERJ, Walber Gevu. A diretora executiva das Artes e Culturas da FCJOL, Kátia Macabu, e o gerente de Formação em Arte e Cultura da FCJOL, Fábio Mattos, também acompanharam a aula.

“Vocês são artistas extremamente talentosos e, seguramente, irão ampliar seus conhecimentos através deste curso do PFAF. Chegou o momento em que vocês irão aprender a divulgar seus trabalhos, para que eles se transformem em fonte de renda, através do empreendedorismo”, pontuou a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas.

“Hoje a UERJ rompe seus muros e chega ao interior do estado, indo ao encontro das pessoas que fazem o artesanato pulsar. Quero agradecer a Auxiliadora e sua equipe pela parceria que, em breve, renderá bons frutos”, observou Walber Gevu.

Para a artesã, Kátia Regina, que trabalha com ponto cruz há mais de 20 anos, o curso será fundamental. “Eu tenho o sonho de montar uma lojinha e, com a qualificação oferecida pela UERJ, terei a chance de traçar melhor as estratégias para vender aquilo que produzo. Será uma alavanca em minha carreira”, destaca.

Depois do curso, que acontecerá durante três meses, serão oferecidas aos artesãos que o concluírem (presença como critério), barracas personalizadas desenvolvidas pela Faculdade de Design da UERJ, juntamente com a realização de uma feira de artesanato e economia criativa.