GOVERNO ZERA TARIFA DE IMPORTAÇÃO DE 3 TIPOS DE ARROZ PARA GARANTIR ABASTECIMENTO

2 minutos de leitura
Disclosure: This website may contain affiliate links, which means I may earn a commission if you click on the link and make a purchase. I only recommend products or services that I personally use and believe will add value to my readers. Your support is appreciated!

Segundo o governo, a maior parte das importações de arroz no Brasil vem do Mercosul e já é isenta de impostos. No entanto, existe a possibilidade de importar o produto de outros países, como a Tailândia.

O Rio Grande do Sul é o maior produtor nacional de arroz, representando 70% do cereal cultivado no Brasil.

Devido às fortes chuvas e enchentes no estado, a colheita e o transporte do arroz têm sido prejudicados, resultando em menor oferta nos mercados e, consequentemente, aumento dos preços.

No início de maio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mencionou a possibilidade de o governo importar arroz para evitar a alta nos preços.

Segundo o MDIC, a isenção do imposto de importação entra em vigor a partir da publicação no Diário Oficial da União e terá validade até 31 de dezembro deste ano. A expectativa é de publicação no DOU até quinta-feira.

Estarão inclusos na tarifa zero dois tipos de arroz não parboilizados (descascado e com casca) e um tipo de arroz beneficiado, polido ou brunido.

“A Secretaria de Comércio Exterior do MDIC (Secex) vai monitorar a situação para reavaliação do período de vigência, caso necessário acrescentou a pasta.

Compartilhe essa notícia