Em Cabo Frio, Polícia Federal desarticula esquema de fraude envolvendo operadores de telemarketing

A Polícia Federal deflagrou a Operação “Última Chamada”, na manhã desta terça-feira (25), com o objetivo de combater crimes cibernéticos cometidos por um homem e uma mulher que atuam como operadores de telemarketing.

Policiais federais da Delegacia da PF em Macaé/RJ cumpriram um mandado de busca e apreensão na residência do casal investigado, localizada em Cabo Frio/RJ.

A investigação começou em meados de 2023, quando uma pessoa procurou a Polícia Federal relatando a subtração de uma quantia referente à sua restituição do Imposto de Renda de 2022. O valor foi desviado para uma pessoa desconhecida que utilizou o CPF da vítima para receber o dinheiro via Pix em uma conta bancária desconhecida.

A vítima descobriu que seu nome havia sido registrado em uma conta na plataforma de autenticação do Governo Federal (Gov.br), que nunca havia acessado. A conta continha dados de telefone e e-mail desconhecidos pela vítima.

Os investigados acessaram fraudulentamente a plataforma e alteraram a forma de pagamento da restituição do Imposto de Renda, cadastrando um Pix no CPF da vítima por meio de uma conta fraudulenta criada em um aplicativo de fidelidade de uma empresa brasileira de postos de gasolina. A vítima alegou que nunca havia aberto conta nesse programa nem possuía qualquer Pix registrado em seu nome.

A atuação criminosa do casal pode ter sido facilitada pelo fato de ambos trabalharem como operadores de telemarketing, o que lhes dava acesso a bancos de dados de operadoras e outras instituições. A investigação sugere que esta não foi a única fraude cometida pelo casal, indicando a possibilidade de outras vítimas.

O casal responderá pelo crime de furto mediante fraude, além de outros delitos que possam ser identificados durante as investigações. A Polícia Federal continuará a investigação para identificar o envolvimento de outras pessoas e outras fraudes possivelmente praticadas pelos acusados.