São João de Meriti: disputa acirrada por eleitores bolsonaristas

Cidade com a maior densidade demográfica do país — com 440,9 mil habitantes distribuídos por 35,2 quilômetros quadrados, o equivalente a 13 mil habitantes por quilômetro quadrado —, São João de Meriti será o cenário de um confronto maior entre candidatos de direita e centro-direita nas eleições para prefeito. Dos seis nomes que concorrem ao cargo, apenas um é de esquerda. Além disso, os dois que lideram as pesquisas de intenções de voto são próximos ao bolsonarismo. O candidato do PL, deputado estadual Valdecy da Saúde, e o do Republicanos e também deputado estadual, Léo Vieira. Eles ainda vão brigar nas urnas com Marcos Muller (PMB), Professor Joziel (DC), Elvis Silva (Novo) e Juliana Drumond (PSOL).

O município densamente povoado da Baixada Fluminense é considerado uma “cidade-dormitório” porque boa parte dos moradores busca sua fonte de renda fora dos limites do território. Além disso, o comércio e o trabalho informal marcam fortemente a economia local. 

Não são poucos os desafios sociais da cidade, que enfrenta problemas como violência, falta de habitação popular e deficiências no saneamento básico. 

Além disso, outro problema crônico são os atrasos sucessivos nos salários dos servidores públicos municipais. Atualmente, algumas categorias chegam a acumular até dois meses de remunerações atrasadas.

Eleitorado menor em São João de Meriti

O eleitorado de São João sofreu uma queda de 0,89% em relação a 2020, totalizando 373.602 pessoas aptas a votar. A cidade segue uma tendência observada na Baixada, com o eleitorado feminino superior ao masculino. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 53% dos eleitores são do gênero feminino. Já no gênero masculino 47%, sendo 97 eleitores que adotaram nome social. Quanto à faixa etária, a maior parte dos votantes tem entre 45 e 59 anos, representando cerca de 25% do montante total.

São João possui um dos menores PIBs per capita do Estado do Rio, R$ 17.156,71, ocupando o 90º lugar no ranking entre os 92 municípios. A cidade de São João de Meriti divide a posição com Belford Roxo, que também está na Baixada Fluminense.

Neste contexto, neste ano, moradores de São João elegerão menos vereadores. A Câmara aprovou, por emenda à Lei Orgânica, a redução de 21 para 15 cadeiras. Além disso, a pluralidade dos partidos na Casa também é voltada à centro-direita e direita. União Brasil e MDB são as legendas com as maiores bancadas.

Fonte: Extra