Médicos retiram enguia viva de 65 cm de barriga de homem

Médicos do Hospital Viet Duc, no Vietnã, retiraram uma enguia viva de 65 centímetros da barriga de um paciente. O homem deu entrada na unidade com dor no fim de julho, e os exames de raio-X revelaram o animal marinho. 

Segundo informações da mídia local, a enguia estava tentando comer a parede do intestino grosso do paciente para sair de lá. Inicialmente, os profissionais tentaram removê-la com uma sonda por meio do ânus. 

Porém, ao inseri-la, os médicos encontraram um limão de 4cm de diâmetro bloqueando a passagem retal. Por isso, foi necessária uma cirurgia para abrir o abdômen do homem e remover a enguia com uma pinça. 

Eles retiraram também o limão e suturaram o local. Segundo os médicos, o homem precisará viver para sempre com uma bolsa de colostomia, pois foi necessário criar um novo caminho entre o intestino grosso e o meio externo. 

Os profissionais alertaram ainda que ele poderia ter morrido. A identidade do paciente não foi revelada, apenas que ele era indiano e tinha 31 anos 

O vice-diretor do Centro de Cirurgia Colorretal do hospital, Le Nhat Huy, disse que a equipe médica realiza muitas cirurgias para remover objetos estranhos do ânus dos pacientes, desde garrafas de vidro até brinquedos sexuais. 

Mas, segundo ele, foi a primeira vez que tiveram que remover um animal vivo. 

— As enguias são animais que podem sobreviver em condições anaeróbicas por um longo período e podem perfurar o trato digestivo. As pessoas não devem, de forma alguma, inserir animais pelo ânus para criar uma sensação forte, pois as consequências podem ser graves — declarou à mídia vietnamita.

Fonte: Extra