Vereador Bruno Pezão é preso em Campos

Na manhã desta quarta-feira (18), o vereador Bruno Pezão, de Campos dos Goytacazes, foi preso em uma operação policial que investiga seu envolvimento no assassinato de Aparecido Oliveira de Morais, um ex-cabo eleitoral. A ação faz parte da Operação Pleito Mortal, realizada pela Polícia Civil em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco). Pezão, que é candidato à reeleição, foi detido em sua residência, onde os agentes apreenderam mais de R$ 650 mil em dinheiro, R$ 469.011 em cheques e notas promissórias, além de uma arma de fogo.

A operação também cumpriu mandados de busca e apreensão em três endereços ligados a assessores do vereador, todos conectados diretamente ao gabinete de Pezão. As investigações apontam que o crime teria motivação política, já que a vítima, Aparecido, controlava dois colégios eleitorais na localidade de Campo Novo e, pouco antes de sua morte, havia firmado um acordo para apoiar um adversário de Pezão nas eleições deste ano.

O crime

Aparecido foi assassinado em 19 de julho de 2024, enquanto estava em seu veículo. Ele foi alvejado por oito disparos de arma de fogo, na localidade de Campo Novo.