Coleta de lixo em Campos: a importância do cronograma na manutenção da cidade limpa

A gestão adequada do lixo em cidades de grande porte é essencial para a saúde pública e o bem-estar da população. Em Campos, a Secretaria Municipal de de Serviços Públicos tem se dedicado a organizar ações de conscientização e manter um cronograma rigoroso para a coleta de lixo, como ressaltado pela secretária de Serviços Públicos, Simone Muniz.

No Dia Mundial da Limpeza Urbana, comemorado no último 27 de agosto, por exemplo, a secretaria promoveu ações que reforçaram a necessidade de destinação correta do lixo para garantir uma cidade limpa e saudável. Segundo Simone Muniz, o município adota um cronograma para serviços essenciais. Varrição de ruas, capina, lavagem de espaços públicos e, claro, a coleta de resíduos sólidos e o recolhimento de entulhos são oferecidos pelo município.

Este cronograma define a regularidade dos serviços e garante o atendimento eficaz de todos os bairros, localidades e distritos que compõem o maior município em extensão do estado do Rio de Janeiro. “O planejamento semanal é fundamental para que as equipes possam retornar aos bairros com agilidade, minimizando o acúmulo de resíduos”, explica Simone.

Mutirões de coleta e o impacto social

Além das atividades rotineiras, a prefeitura realiza mutirões de limpeza em várias regiões da cidade, especialmente em áreas mais movimentadas, como avenidas e bairros populosos. Essas ações acompanham a coleta regular e visam combater o acúmulo de lixo em pontos críticos. Isso garante uma resposta rápida às demandas da população.

A regularidade na coleta de lixo e o cumprimento do cronograma não impactam apenas na estética da cidade. Eles são essenciais para a saúde pública, uma vez que o acúmulo de lixo pode atrair pragas, além de gerar impactos ambientais negativos.