Mais uma pesquisa fake da oposição é derrubada pela justiça eleitoral em Campos

Mais uma pesquisa ligada à oposição foi cancelada nesta quinta-feira (3) pela Justiça Eleitoral de Campos dos Goytacazes. A pesquisa, realizada pela empresa F & N Empreendimentos Comerciais Ltda, teve sua divulgação suspensa por determinação do juiz Leonardo Cajueiro D’Azevedo, em resposta à representação da coligação “O Trabalho Só Começou” (Republicanos, PP, PDT, MDB, Pode, PL, Agir, Avante).

A decisão surgiu devido a falhas metodológicas no levantamento. Portanto, incluíram divergências entre o plano amostral e o questionário utilizado, além de inconsistências na margem de erro informada. A pesquisa havia registrado uma margem de erro de 3,7% junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), enquanto a metodologia indicava 3,0%.

Além disso, um estatístico sem registro no Conselho Regional de Estatística da 2ª Região conduziu a pesquisa. O fato, entretanto, infringe as normas eleitorais. As suspeitas sobre a imparcialidade do estudo surgiram porque um dos sócios da empresa é cunhado de um apoiador de um candidato mencionado.

Justiça determina retirada de pesquisa da oposição considerada “fraudulenta”

A liminar fundamentou-se no art. 33 da Lei 9.504/97 e na Resolução TSE 23.600/2024, que regulam as pesquisas eleitorais. Dada a proximidade das eleições e o risco de prejuízo à lisura do pleito, a Justiça optou por suspender imediatamente a divulgação dos resultados.

A Justiça Eleitoral multou a empresa F & N em R$ 100 mil por dia, caso ela descumpra a suspensão. Com 15 anos de atuação no mercado, mas sem histórico em pesquisas eleitorais, a empresa já recebeu a notificação e tem dois dias para apresentar sua defesa. O Ministério Público Eleitoral emitirá seu parecer em um dia após esse prazo.

Por Jornal do Estado