Novo concurso para Bombeiros do RJ com 144 vagas

Com banca definida e preparativos avançados, o novo concurso CBMERJ para soldados está oficialmente autorizado. A seleção do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro deve ofertar, inicialmente, 144 vagas. O despacho do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, foi publicado no Diário Oficial desta segunda-feira, 14.

Em abril, no entanto, a reportagem do Qconcursos Folha Dirigida revelou, com exclusividade, a nova seleção, enquanto o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro iniciou o processo de escolha da banca organizadora, mesmo sem a autorização oficial.

A seleção oferecerá vagas para a carreira de soldado bombeiro militar, com foco na área de Busca e Salvamento. Agora, com a autorização formalizada, o processo deve seguir adiante, incluindo a finalização do contrato com a banca organizadora e a divulgação do edital.

O termo de referência utilizado no processo de escolha da banca, obtido pela reportagem do Qconcursos Folha Dirigida, trouxe várias informações.

Entre elas, por exemplo, está a reserva de 20% das vagas para candidatos negros e indígenas, além de 10% aos candidatos hipossuficientes. Os candidatos disputarão as vagas restantes na ampla concorrência.

Concurso CBMERJ será de nível médio

O concurso para soldado do CBMERJ terá como requisito o ensino médio completo.

Embora ainda não tenham definido um limite de idade, a legislação exige que os candidatos tenham entre 18 e 32 anos para ingressar na carreira de soldado. No edital anterior, a remuneração inicial para o cargo foi de R$2.791,72.

Esse valor pode aumentar com gratificações de habilitação profissional, concedidas aos que concluírem o curso de formação com sucesso. No entanto, ainda não divulgaram os detalhes sobre esses adicionais.

Concurso CBMERJ já tem banca definida

A publicação do edital do novo concurso CBMERJ para soldados não deve demorar. Afinal, o processo já está bem adiantado e começou muito antes de divulgarem a portaria de autorização.

Em abril, a escolha da banca foi anunciada e, ainda no primeiro semestre, o nome foi anunciada. O Idecan venceu o processo e organizará este concurso.

Também em junho, autorizaram a contratação da banca após a publicação no Portal Nacional de Contratações Públicas do Governo Federal. Em seguida, elaboraram a minuta do contrato, faltando apenas os acertos finais.

O Idecan ficará responsável pelo recebimento das inscrições e também aplicará as principais etapas do concurso, como as provas escritas.

Em julho, a reportagem do Qconcursos Folha Dirigida teve acesso a detalhes do cronograma, que previa a divulgação dos resultados em dezembro.

Entretanto, devem adiar esse prazo, já que ainda não publicaram o edital e as provas provavelmente ocorrerão em 2025.

Fonte: Folha Dirigida