Alunos da UFFRJ sem aula por falta de água em Seropédica

3 minutos de leitura
Disclosure: This website may contain affiliate links, which means I may earn a commission if you click on the link and make a purchase. I only recommend products or services that I personally use and believe will add value to my readers. Your support is appreciated!

Alunos da Universidade Federal Rural do Rio (UFFRJ) estão há dois dias sem aulas, por conta da falta d’água em Seropédica, na Baixada Fluminense. A região teve o abastecimento interrompido, nesta terça-feira (22), devido à manutenção no sistema de produção Ribeirão das Lajes, em Piraí, no Sul Fluminense. O serviço estava previsto para ser concluído ontem, mas foi estendido e deve terminar na tarde desta quarta-feira (23).

Em um comunicado publicado nas redes sociais nesta quarta-feira, a UFRRJ informou a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas pelo segundo dia consecutivo. A Administração Central da instituição afirmou ainda que a Prefeitura Universitária “continuará realizando o monitoramento do nível de armazenamento das caixas d’água dos alojamentos universitários e do Restaurante Universitário”, para realizar o reabastecimento por meio de caminhões pipas, em caso de necessidade.

Paralisação afetou toda cidade de Seropédica

A Universidade Federal do Rio (UFRJ) também disse que a Cidade Universitária, na Ilha do Fundão, Zona Norte, ficou sem abastecimento de água, mas não suspendeu as atividades. O comunicado da Prefeitura Universitária afirma que a instituição não recebeu comunicação prévia sobre o desabastecimento. A paralisação da operação afetou todo o município de Seropédica, bem como bairros do Rio e de Itaguaí, na Região Metropolitana, e de Nova Iguaçu, Queimados, Japeri e Paracambi, na Baixada Fluminense. 

A Águas do Rio aproveitou a interrupção programada para manutenção anual da Light, no Complexo Hidrelétrico de Lajes, na terça-feira. Na ocasião, para instalar 20 equipamentos em tubulações de grande porte, que cortam a capital e a Baixada Fluminense. A previsão era concluir as obras ainda na noite de terça-feira. Porém, segundo a concessionária, a conclusão foi adiada para a tarde de hoje “devido à complexidade dos serviços”. Após o término, o fornecimento vai se normalizar gradualmente em até 72 horas.

Por conta da interrupção no abastecimento, a Rio+ Saneamento informou aos clientes sobre a paralisação no fornecimento em bairros de quatro cidades da Região Metropolitana e Baixada Fluminense. A concessionária também prevê que a regularização da distribuição ocorrerá, após a conclusão dos serviços. A previsão é em até 72 horas, de forma gradual, especialmente em áreas mais elevadas e em pontas de rede.

Orientação da Águas do Rio

A Águas do Rio orientou os clientes a manterem reserva de água em cisternas e caixas d’água. A orientação é para as atividades essenciais e adiar tarefas que demandem alto consumo. A concessionária recebe ligações gratuitras e mensagens via WhatsApp pelo telefone 0800 195 0 195. Já a Rio+ Saneamento recomendou que os consumidores utilizem água de forma consciente e não realizem atividades não essenciais. No Rio, clientes podem entrar em contato através do 0800 772 1025, e na Região Metropolitana, pelo 0800 772 1027.

Fonte: O Dia

Compartilhe essa notícia