Campos entre as 100 melhores cidade para se viver no Brasil

2 minutos de leitura
Disclosure: This website may contain affiliate links, which means I may earn a commission if you click on the link and make a purchase. I only recommend products or services that I personally use and believe will add value to my readers. Your support is appreciated!

Campos está entre os 100 melhores municípios brasileiros para se viver. É o que mostra o ranking Desafios da Gestão Municipal 2024. Segundo o levantamento, Campos está na 82ª posição. Do estado do Rio de Janeiro, apenas nove cidades aparecem no índice, e Campos é a quarta dentre elas, perdendo somente para a capital, Niterói e Petrópolis.

O estudo Desafios da Gestão Municipal apresenta uma análise da evolução recente das 100 maiores cidades brasileiras, que representam metade do PIB brasileiro, com base no IDGM, indicador sintético que reúne 15 indicadores em quatro áreas essenciais para a qualidade de vida da população: Educação, Saúde, Segurança e Saneamento e Sustentabilidade.

Campos dos Goytacazes registra uma grande evolução em Saneamento e Sustentabilidade, ficando na 45ª posição, após subir 16 posições desde 2010.

No índice geral, portanto, a evolução do IDGM entre 2010 e 2023 mostrou avanços em todos os municípios. O grupo dos 100, em média, é melhor que a média nacional no IDGM geral e em três das quatro áreas: Educação, Segurança e Saneamento.

Campos gerou este ano mais de 4,8 mil empregos formais

Em relação ao Saneamento, no entanto, a análise mostra que estima-se que 69,9% do esgoto gerado em Campos dos Goytacazes em 2022 tenha sido tratado. Esse índice foi maior que o índice médio de tratamento de esgoto nas 100 maiores cidades do país. Naquele ano, por exemplo, o município apresentou o 42º melhor índice entre os municípios considerados. Além disso, em 2010, o índice de tratamento foi de 34,2% e o município ocupou a 52ª melhor posição entre os 100 municípios. O volume de esgoto tratado na cidade passou de 5.991 para 11.983 mil m3/ano entre 2010 e 2022.

Compartilhe essa notícia