Agentes da Polícia Civil da 10ª DP (Botafogo) prenderam, nesta segunda-feira (13/01), um homem com 25 anotações criminais e recuperaram um veículo furtado. A prisão ocorreu no município de Rio Bonito, após monitoramento de alvos envolvidos na prática de roubo, furto, receptação e adulteração de sinal identificador de veículos.

De acordo com os agentes, o preso é considerado foragido da Justiça desde 2022, quando foi deflagrada a “Operação Klon”, que investigou e prendeu uma quadrilha especializada na receptação e clonagem de veículos roubados no Rio. A investigação da polícia apontou que o bando contava com a participação de uma ex-funcionária de uma empresa terceirizada, que desviava matrizes de documentos utilizados nas falsificações. O grupo agia nas regiões Metropolitana, dos Lagos, Norte e Noroeste Fluminense, além dos estados de São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais.

O preso desta segunda-feira foi encontrado em uma chácara, junto a um veículo furtado no município de Teresópolis, com sinais de adulteração, cortes de outro veículo com a marcação original do chassi e etiquetas que seriam utilizadas em outras adulterações, demonstrando que o mesmo continuava ativo na vida criminosa.
Leia também: Estados e municípios têm até sexta para retomar obras do SUS
A ação da Polícia Civil faz parte da segunda fase da “Operação Torniquete”, que tem como objetivo reprimir roubo, furto e receptação de cargas e de veículos, delitos que financiam as atividades das facções criminosas, suas disputas territoriais e ainda garantem pagamentos a familiares de faccionados, estejam eles detidos ou em liberdade. Desde setembro, já são mais de 300 presos, além de veículos e cargas recuperados.