Dois homens que fugiram da carceragem da 60ª DP (Campos Elíseos), em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, foram recapturados nesta terça-feira (18) durante uma operação contra uma quadrilha especializada em roubos de celulares e extorsão. A dupla foi encontrada no Complexo da Mangueirinha, também em Caxias.
Os presos escaparam no último sábado (15), quando traficantes da comunidade Vai-Quem-Quer invadiram a delegacia para tentar resgatar dois comparsas. O grupo buscava libertar Rodolfo Manhães Viana, conhecido como “Rato”, apontado como chefe do tráfico da localidade, e seu braço direito, Wesley de Souza do Espírito Santo, o “Cabelinho”. No entanto, ambos já haviam sido transferidos e não estavam mais na unidade.

De acordo com o delegado Felipe Curi, secretário de Estado de Polícia Civil, os fugitivos não tinham ligação com a quadrilha criminosa e foram obrigados a deixar a carceragem. “Eles estouraram os cadeados e mandaram todos os presos saírem. Perguntaram onde eles moravam e, se fossem de uma facção rival, provavelmente seriam mortos ali mesmo. Esses presos não queriam sair, já estavam propensos a se apresentar e até procuravam advogados”, afirmou o delegado.
A ação dos criminosos deixou dois policiais civis feridos, que foram socorridos no Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes (HMAPN) e já receberam alta.