Estrada dos Ceramistas avança nas obras e deve ser entregue ainda neste semestre

3 minutos de leitura
Disclosure: This website may contain affiliate links, which means I may earn a commission if you click on the link and make a purchase. I only recommend products or services that I personally use and believe will add value to my readers. Your support is appreciated!
Foto: Jornal do Estado

Atualmente, os trabalhos de recuperação da RJ-238, a Estrada dos Ceramistas, concentram-se na finalização das cinco camadas de pavimento da via. A estrada está interditada em um trecho de 12 quilômetros, e os motoristas estão sendo orientados a utilizar a Avenida Arthur Bernardes como rota alternativa. A área interditada está sinalizada com cavaletes, cones, placas e alertas luminosos, garantindo a segurança de quem transita pelo local.

A recuperação da estrada envolve um intenso trabalho de reforço em toda a estrutura da pista, incluindo a sub-base, a base e o revestimento asfáltico, além da implantação de sistemas de drenagem e da atualização da sinalização. O projeto, que conta com um investimento de R$ 57,9 milhões, visa atender ao aumento do volume de tráfego na região, que tem se intensificado devido ao crescimento local.

Em nota enviada ao Jornal do Estado, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER-RJ) informou que a estrada deverá estar reconstruída ainda neste primeiro semestre, a fim de suportar o aumento do tráfego, que tem se intensificado com o desenvolvimento da região.

Solicitação do prefeito Wladimir Garotinho

Após solicitação do prefeito Wladimir Garotinho, no final de 2024, o DER-RJ se comprometeu a realizar a manutenção do pavimento das vias por onde o tráfego será desviado durante a interdição.

“Cobramos ao DER a recomposição dos danos causados ao pavimento asfáltico urbano da cidade, os que já aconteceram e os que irão acontecer. Portanto, com a resposta formal e positiva por parte deles, estaremos liberando o tráfego de veículos pelo período necessário para a conclusão das obras da Estrada dos Ceramistas”, disse o prefeito Wladimir Garotinho.

Rota alternativa

Em decisão tomada no início de março, a Prefeitura de Campos, por meio do Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT), definiu uma rota alternativa para veículos pesados que circulam pela cidade. O prefeito em exercício na época, Frederico Paes, realizou uma reunião no Gabinete para avaliar o impacto do primeiro dia da vigência da Portaria nº 21/2025, que proíbe a circulação de veículos com mais de quatro eixos nas vias urbanas.

A Prefeitura estabeleceu um trajeto alternativo e provisório, com o seguinte percurso:

  • BR-356 (Avenida Presidente Kennedy) e vice-versa.
  • BR-101 até a Avenida Arthur Bernardes (Trevo do Índio);
  • Estrada do Carvão;
  • RJ-238 (Estrada dos Ceramistas);
  • RJ-216 (Trevo do Jóquei);
Compartilhe essa notícia