As obras de recuperação da RJ-238, a Estrada dos Ceramistas, serão concluídas até o final de junho, conforme anunciou o vereador Marquinho Bacellar (União), após visita técnica ao local nesta quinta-feira (27). A estrada está interditada em um trecho de 12 quilômetros, com motoristas sendo direcionados para a Avenida Arthur Bernardes como rota alternativa.
A recuperação da estrada, que recebe um investimento de R$ 57,9 milhões, envolve a finalização das cinco camadas de pavimento e a reconstrução completa da estrutura da pista, incluindo sub-base, base e revestimento asfáltico. O projeto também inclui a implantação de sistemas de drenagem e atualização da sinalização, com o objetivo de suportar o aumento do tráfego na região.

A visita técnica contou com a presença do técnico de estrada do DER-RJ, Marcos Barbosa, e dos engenheiros responsáveis pela obra, Alana e Eliano. Durante a fiscalização, Marquinho Bacellar explicou que a reconstrução exigiu a remoção de mais de um metro do solo antes de recolocar a base. De acordo com o vereador, a liberação parcial da via para o sistema “pare e siga” não será possível, pois comprometeria a qualidade da obra.
Em nota enviada ao Jornal do Estado, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER-RJ) informou que a estrada deverá, de fato, estar reconstruída ainda neste primeiro semestre, a fim de suportar o aumento do tráfego, que tem se intensificado com o desenvolvimento da região.