O Corpo de Bombeiros do Vaticano instalou, na manhã desta sexta-feira (2), na Capela Sistina, a chaminé que anunciará a eleição do novo Papa. Os cardeais se reunirão na próxima quarta-feira (7) para iniciar o conclave.
O conclave começará às 16h30 (11h30 no horário de Brasília) após uma oração na Capela Paulina do Vaticano. Os cardeais farão um juramento antes de entrar no templo.

Duas vezes por dia, de manhã (exceto em 7 de maio) e à noite, sairá fumaça da chaminé: preta se nenhum papa tiver sido eleito e branca se pelo menos 89 cardeais tiverem concordado sobre quem liderará a Igreja Católica. O conclave durará até que um novo pontífice seja eleito.
Embora tenha levado quase três anos para nomear o papa Gregório X no século XIII — o mais longo conclave até hoje — as reuniões modernas geralmente duram apenas alguns dias. Tanto Francisco quanto seu antecessor, Bento XVI, foram eleitos após dois dias de votação.
Quem participa
Os 252 cardeais da Igreja foram convocados para irem a Roma após a morte de Francisco em 21 de abril e 224 foram ao funeral no dia 26.
Todos eles tiveram voz e voto na escolha da data do conclave, mas apenas 135 (agora 133) – os com menos de 80 anos – podem participar da eleição.