Operação mira ‘herdeiro’ de líder do Comando Vermelho em Belford Roxo

4 minutos de leitura
Disclosure: This website may contain affiliate links, which means I may earn a commission if you click on the link and make a purchase. I only recommend products or services that I personally use and believe will add value to my readers. Your support is appreciated!

A Polícia Civil realizou, nesta quinta-feira (5), uma operação contra uma associação para o tráfico do Comando Vermelho (CV) que atua no Complexo do Parque Floresta, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. O principal alvo era Éverton Alan Soares Conceição, conhecido como “Popeye”, “Eto” ou “Calvin”, herdeiro direto de Orlando da Conceição, o Orlando Jogador, líder e fundador da organização criminosa.

Na ação, os agentes prenderam sete homens e detiveram dois adolescente. Ao todo, também foram cumpridos 101 mandados de prisão e de busca e apreensão. Além de Éverton, a operação buscava prender outros três suspeitos que integram o comando da organização criminosa local. No entanto, eles não foram encontrados. Investigações apontam que eles estariam escondidos nos complexos da Penha e Alemão.

As prisões realizadas foram feitas em flagrante. Com eles, os agentes apreenderam drogas, rádios comunicadores, anotações relacionadas ao tráfico, celulares e notebooks.

Segundo a Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), o território explorado por Éverton é composto pelas comunidades de Santa Marta, Vila Pauline, Caixa d’Água e Parque Floresta. Liderado pelo ‘braço’ do CV, criminosos exploram a região de forma ostensiva e com uso de armas de grosso calibre.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, o traficante seria o responsável por coordenar todas as atividades ilícitas, autorizar execuções, comandar ataques a forças policiais, determinar a instalação de barricadas e explorar economicamente os moradores, mediante violência e coerção.

De acordo com o delegado titular da DRE, Paulo Saback, Éverton é altamente perigoso e age de forma violenta, possuindo diversas anotações criminais.

“O Popeye é altamente violento e periculoso, são diversas anotações e investigações de homicídio e relacionamento com narcotráfico, como compra de armas, expansão territorial, guerras territoriais e ataque às forças de segurança. São diversas investigações nesse sentido que apontam para a pessoa dele como sendo o chefe, o líder daquele Complexo Parque Floresta”, explicou.

Saback frisou também que o grupo liderado por ele adotou as práticas de extorsão, anteriormente praticadas por milicianos. “Eles não exploram só o narcotráfico, mas também as atividades de extorsão de moradores, como estacionamento, serviço de gás, de transporte, fornecimento de energia, compra de utensílios, cobrança por serviço essencial, mototáxi, táxi, transporte privado, todo tipo de serviço tem sido explorado”, disse.

Sobre Orlando Jogador, o delegado esclareceu que Éverton aprimorou ainda mais as atividades criminosas deixadas pelo pai.

“Orlando jogador é um dos fundadores do Comando Vermelho, que possui um histórico muito das vezes romanceado sobre a criação do crime, mas ele é um dos causadores de toda essa situação de conturbação social que a gente vem observando. É uma herança maldita, que deixou pra sociedade a morte, a violência e diversos delitos, e o filho, infelizmente, segue o mesmo passo do pai, potencializando ainda mais as atividades criminosas porque expande não só para o narcotráfico mas para diversos delitos”, relatou.

O Dia

Compartilhe essa notícia