Em uma noite que ficará marcada tanto para o atacante quanto para o torcedor brasileiro, Vini Jr. foi o autor do gol que garantiu ao Brasil a vitória por 1 a 0 sobre o Paraguai, nesta terça-feira (10), na Neo Química Arena, em São Paulo — resultado que assegurou a vaga canarinho na Copa do Mundo de 2026.
Sob os comandos de Carlo Ancelotti — celebrando seu aniversário de 66 anos em casa — a seleção apresentou uma formação ofensiva renovada, com o quarteto Raphinha, Gabriel Martinelli, Matheus Cunha e Vini Jr. . A iniciativa deu resultado antes do intervalo: aos 43 minutos, Raphinha puxou a marcação e encontrou espaço para Cunha, que cruzou rasteiro para Vini Jr. completar para o fundo das redes, decretando o único gol da partida .

O triunfo levou o Brasil aos 25 pontos nas Eliminatórias Sul‑Americanas, mantendo-se à frente da Venezuela (19 pontos), com duas rodadas de antecedência — o que confirma a classificação direta ao Mundial da Copa de 2026.
Fase final e próximos desafios
No segundo tempo, a seleção manteve amplo domínio, criando chances com Bruno Guimarães e pressão constante, mas sem conseguir ampliar o placar . A retaliação paraguaia foi tímida, já que a equipe permaneceu recuada e não ameaçou o gol brasileiro.
Para os próximos confrontos, o Brasil enfrenta o Chile em setembro — contando também com o lanterna Bolív ia na rodada final contra a Bolívia . No entanto, Vini Jr. ficará de fora do jogo contra o Chile por conta do cartão amarelo recebido nesta partida .
Contexto histórico
Este resultado manteve o histórico recente de domínio brasileiro contra o Paraguai em terras brasileiras. A última derrota aconteceu em Assunção, em setembro de 2024, marcando o único revés da Seleção para os paraguaios em 16 anos num confronto regional .
Ficha técnica
- Data: 10 de junho de 2025
- Local: Neo Química Arena, São Paulo
- Gol: Vini Jr. (43’/1ºT)
- Cartões amarelos: Vini Jr., Bruno Guimarães (Brasil); Junior Alonso (Paraguai)
Com a vaga carimbada, o técnico Ancelotti ganha fôlego para realizar ajustes táticos e rostos novos, como Vinícius Jr. e Martinelli, demonstraram neste triunfo. Com confiança e posição garantida no Mundial, a Seleção mira as próximas partidas com mais tranquilidade, e o brasileiro terá ainda mais tempo para se preparar para brilhar novamente no torneio de 2026.