Contrariando o próprio Departamento de Estradas de Rodagem (DER) que, em posicionamento à Justiça, se comprometeu em liberar a Estrada dos Ceramistas no dia 30 de junho deste ano, o governador em exercício do Rio de Janeiro, Rodrigo Bacellar, afirmou nesta segunda-feira (16), ao ser questionado sobre a obra durante visita a Campos, que a rodovia somente será reaberta em seis meses.
— Vou sobrevoar a RJ 238 agora, mas consultei o DER ontem e me passaram que o prazo é de seis meses — afirmou Bacellar.

Diante das informações contraditórias, a população vive na incerteza de quando o trânsito voltará à normalidade no perímetro urbano de Campos. Por enquanto, restam degradação do pavimento, a piora na mobilidade urbana e o risco à vida.
A obra na RJ 238, conhecida como Estrada dos Ceramistas, se arrasta desde 2022, causando transtornos a caminhoneiros e demais motoristas, além de colocar em risco a vida de quem circula pelas ruas da área central de Campos, devido ao desvio do tráfego pesado.
Governador do Rio em exercício, Rodrigo Bacellar foi recebido em Campos, nesta segunda, com protestos de moradores em Farol de São Thomé, onde inaugurou o novo Destacamento dos Bombeiros.