Moradores de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, terão a chance de emendar seis dias de folga a partir desta quinta-feira (19), quando é celebrado o dia de Corpus Christi. Mesmo com ponto facultativo valendo só para esta data, muita gente vai estender a programação até terça-feira (24), feriado municipal de São João, padroeiro da cidade. O recesso equivale ao de abril, que envolveu os feriados nacionais da Sexta-Feira da Paixão, Páscoa e Tiradentes e o feriado estadual de São Jorge.
Também é feriado de São João em municípios como Macaé e São João da Barra, no Norte Fluminense, e em São João de Meriti, na Baixada.

Um dos niteroienses que puderam prolongar a folga é o gerente de padaria Léo Andrade, que só volta de São Paulo na terça-feira.
“Estou indo para São Paulo, é a quarta vez que eu vou lá curtir o feriadão. Só volto na terça. Estou indo com meu namorado, a gente vai curtir a parada LGBT e aproveitar as férias”, contou.
Já a Adriana Silva vai aproveitar esses dias com a família em Saquarema, na Região dos Lagos.
“Estou indo visitar a minha irmã em Saquarema. Retorno na segunda-feira. Além de descansar, quero curtir Saquarema, ir à praia, à praça, ir também no Circuito de Surfe, aproveitar o feriadão”, disse Adriana, animada.
A movimentação prevista para a Ponte Rio-Niterói também indica que muita gente vai estender o feriado de Corpus Christi até a próxima semana. A via deve receber mais de 1 milhão de carros nos próximos dias, mas, segundo a concessionária que administra a Ponte, os dias de maior movimento vão ser segunda, terça e quarta-feira.
Já a BR-101, que faz a ligação entre Rio e Niterói com a Região dos Lagos, deve receber mais de 1,6 milhão de carros até domingo.
Corpus Christi será com grandes eventos na capital
O feriado de Corpus Christi também vai ser muito movimentado na cidade do Rio. Segundo projeção do Visit Rio, fundação privada voltada para o turismo, a ocupação hoteleira está em torno de 90%, com impacto econômico estimado em quase R$ 500 milhões.
Um dos motivos disso é a Maratona do Rio, com provas começando nesta quinta-feira. O evento bateu recorde de participação com 60 mil inscritos, 85% vindos de fora do município. Ao todo, as corridas devem gerar quase R$ 80 milhões.
Outro grande evento que agita a cidade é a Bienal do Livro, que vai até o próximo domingo (22). A média de público prevista por dia é de 60 mil pessoas.
Segundo a prefeitura do Rio, cerca de 150 mil visitantes brasileiros vão passar o feriadão na cidade. A Rodoviária do Rio se prepara para receber cerca de 223.700 passageiros entre embarques e desembarques nesse período. Para atender à alta demanda, as viações programaram 7.140 ônibus, sendo 1.331 extras.
Fonte: CBN