Formatura de 162 guardas marca novo ciclo na segurança pública de Campos, diz Wladimir Garotinho

3 minutos de leitura
Disclosure: This website may contain affiliate links, which means I may earn a commission if you click on the link and make a purchase. I only recommend products or services that I personally use and believe will add value to my readers. Your support is appreciated!

Em uma cerimônia marcada por emoção e simbolismo, a Prefeitura de Campos dos Goytacazes realizou, na noite desta quarta-feira (18), no Teatro Municipal Trianon, a formatura da 8ª Turma da Guarda Civil Municipal. Ao todo, 162 novos guardas foram oficialmente integrados à corporação, após aprovação no concurso público realizado em novembro de 2024 — o primeiro após 11 anos sem seleção no município.

A solenidade contou com a presença do prefeito Wladimir Garotinho; da primeira-dama, Tassiana Oliveira; do comandante da Guarda, Wellington Levino; do subcomandante, Alex Anselmet; e de outras autoridades civis e militares. A Banda Sinfônica da Guarda Municipal abriu o evento sob a regência do maestro Rafael Almeida.

O comandante Wellington Levino destacou o momento como um marco para a segurança pública da cidade:

— É um momento de orgulho para o corpo de comando da Guarda. Segurança pública é feita com integração. O prefeito sempre buscou essa integração, seja com guardas de outros municípios, seja com as polícias Civil e Militar. Espero que todos vocês continuem trilhando o caminho do sucesso — afirmou.

Durante o discurso, o prefeito Wladimir Garotinho fez um balanço do início de sua gestão e ressaltou a importância da integração entre as forças de segurança:

— Quando assumimos, encontramos servidores com salários atrasados e aposentados com o 13º parcelado. Hoje, os salários estão em dia e vão continuar assim enquanto eu estiver na gestão. Segurança pública não é mais responsabilidade apenas do Estado ou da União. Na prática, quem sente é o município, na ponta — afirmou.

O prefeito também destacou a evolução do papel da Guarda Municipal nos últimos anos e a valorização da categoria com a criação do novo Estatuto:

— Acabou aquela imagem do guarda que só toma conta de prédio público. Hoje, o guarda é uma polícia municipal de relacionamento com o cidadão, que acolhe, orienta e protege. A farda que vocês vestem representa o município — disse.

Ao final do discurso, Wladimir anunciou que a Guarda Municipal será armada, com o devido treinamento e qualificação:

— Vamos armar a Guarda Municipal com responsabilidade, para que possa atuar tanto no trabalho ostensivo quanto no de proximidade com a população. Sempre defendi essa valorização e continuarei defendendo, pelo respeito e pela seriedade do trabalho que vocês fazem — concluiu.

Por Jornal do Estado

Compartilhe essa notícia