Uma mulher de 62 anos foi presa na tarde do último domingo (13), após cometer crime de racismo contra uma vizinha no bairro Figueira, em Grussaí, distrito de São João da Barra, no Norte Fluminense. A confusão teria começado após um desentendimento relacionado à morte de um gato.
De acordo com relatos, a discussão aconteceu em frente à casa da vítima. Em meio à briga, a suspeita, alterada, passou a insultar a vizinha com ofensas racistas, chamando-a de “criola”, “macaca” e “negrinha”. Em reação às agressões verbais, a vítima teria arremessado um copo de cerveja contra a autora dos insultos.

A Polícia Militar foi acionada e conduziu as duas mulheres à 145ª Delegacia de Polícia. No local, a acusada confessou ter proferido as ofensas e foi autuada com base no Artigo 2º-A da Lei nº 7.716/1989, que trata de crimes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
Como determina a legislação brasileira, o crime de racismo é inafiançável e imprescritível. A mulher permanece à disposição da Justiça, e o caso será encaminhado ao Ministério Público, que dará continuidade às investigações e demais providências legais.
Com informações do Parahybano*