Educação e Planejamento avançam para reabertura da Cidade da Criança e do Futuro

Após anos sem atividade, a reabertura do Parque Cidade da Criança e do Futuro está prevista para acontecer ainda este ano. O secretário de Educação de Campos, Marcelo Feres, segue dialogando com a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente (SPUMM) para que a medida seja concretizada. Nesta quarta-feira (31), ele promoveu nova reunião com a arquiteta e coordenadora de projetos da SPUMM, Lídia Martins, visando avançar com o projeto de reestruturação do equipamento. Também participaram da reunião subsecretários e equipe técnica da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct).

“Estamos trabalhando para agilizar a pintura e fazermos os reparos e as adaptações necessárias para devolvermos, em breve, a Cidade da Criança e do Futuro para nossas crianças. A expectativa é muito grande. No local, vai funcionar o Centro de Referência em Educação e Vivência Inclusiva, um espaço com múltiplas dimensões, e, ainda, a Escola Modelo de Aprendizagem Inclusiva (Clínica Escola do Autista)”, adiantou Marcelo.

A unidade passou a ser administrada pela secretaria por meio de decreto publicado em Diário Oficial neste ano. O Centro vai oferecer capacitação de profissionais na área da educação inclusiva; atividades nas áreas da saúde; esporte; lazer com brinquedos adaptados; entre outros serviços. “Para isso, desenvolvemos um projeto que seja sustentável, com base em uma política pública inclusiva que não seja interrompida com o passar dos anos”, assegurou o secretário.

Neste mês de agosto, fundadores do Instituto Neurodiversidade visitaram o equipamento a fim de compartilhar as experiências exitosas implantadas no Rio de Janeiro, e apresentaram sugestões para o funcionamento do Centro de Campos. O Instituto é referência em autismo, TDAH, deficiências e terapias multidisciplinares e reúne, em um único lugar, diversas especialidades médicas e terapêuticas voltadas para o desenvolvimento infantil, diagnóstico e reabilitação de crianças a idosos.

Segundo Marcelo, a Escola Modelo de Aprendizagem Inclusiva será implantada com apoio da deputada federal Clarissa Garotinho e do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio de recursos do orçamento da União e emendas parlamentares, visando ofertar serviços para o desenvolvimento neuromotor desse público.

“Essa reunião serviu para acertarmos alguns detalhes importantes desse projeto da Seduct que é muito interessante. Os órgãos públicos estão dando as mãos para colaborar com a implantação desse espaço inclusivo e educacional. É necessário não somente que a gente ocupe aquele espaço com atividades lúdicas, mas, também, que a arquitetura ajude a transformar o equipamento, que traga bem estar e proporcione maior aprendizagem das crianças. As duas Secretarias estão unidas para que a nova Cidade da Criança possa potencializar o conhecimento e que todas as crianças do nosso município possam ser contempladas, pois a Educação deve ter um olhar global. Parabenizo o secretário Marcelo por essa proposta ousada em transformar aquele espaço em um equipamento fortalecedor de uma educação do século XXI, com inclusão para todos”, comentou Lídia.