Médico fala sobre aumento de jovens diagnosticados com diabetes

A diabetes é uma síndrome que decorre da falta de insulina e/ou da incapacidade dela de exercer suas funções de forma adequada. Dessa forma, a pessoa que tem diabetes, possui hiperglicemia, ou seja, taxas muito altas de açúcar no sangue. E tem sido cada vez mais comum jovens serem diagnosticados com diabetes tipo 2, o que, de acordo o nutrólogo Matheus Azevedo é devido ao estilo de vida que eles estão levando.

“Com certeza devido ao estilo de vida. A população está cada vez mais sedentária, consumindo mais açúcar e alimentos industrializados. Esse é o grande mal da sociedade, que também está cada dia mais obesa e lembrando que o excesso de gordura corporal leva a outras comorbidades”, explica o médico. 

Mesmo sendo mais comum em pessoas acima dos 40, nos últimos 20 anos tem se tornado cada vez mais comum vermos os jovens com diabetes e é importante se manter atento. Existem formas de evitar que isso aconteça, como cuidar da alimentação. Porém, segundo Matheus, é importante saber ingerir a quantidade certa de alimentos.

“Alimentação jamais pode ser um sacrifício, aí entra a importância de um profissional. Mas o que sempre oriento, é comida de verdade! Esse é o grande ponto, o que vai fazer a diferença é retirar alimentos industrializados e começar a se alimentar de comidas de verdade”, completa. 

A diabetes é uma doença, principalmente se for tipo 2, pode ser considerada silenciosa, com o desenvolvimento lento e os sintomas podem demorar para aparecer. Sensação excessiva de sede, cansaço, perda de peso, falta de energia e visão turva são alguns dos sintomas, embora em alguns casos possa não haver. “Por isso é importante estar com os exames em dia. Principalmente se tiver alguém com diabetes na família, o histórico familiar é um fator de risco”, afirma o nutrólogo. 

Além disso, existem formas de tratar a diabetes, como a mudança do estilo de vida, tanto para o tipo 1 quanto para o tipo 2, melhora na alimentação e tratamento com medicamentos de acordo com o estágio da doença.