Centro Pop prossegue com abordagens às pessoas em situação de rua em Campos

Diariamente, as equipes do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP) realizam o trabalho de abordagem social. A finalidade é assegurar atendimento especializado para apoio, orientação e acompanhamento às pessoas em situação de rua, fortalecendo vínculos e assegurando seus direitos como cidadãos. Nesta quinta-feira (19), as equipes encontraram duas situações distintas durante a abordagem.  

Em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Guarus, um casal que vive junto há 10 anos foi encontrado dormindo em uma barraca. Para a equipe, o homem contou que ele e a mulher estão viajando para a Bahia para que a mulher faça uma cirurgia no ouvido. Ela, de 49 anos, tem dificuldades para escutar, além de ter atrofia nos membros inferiores. Eles pararam na UPA para uma consulta e dormiram na barraca montada em frente à unidade. As equipes ofereceram acolhimento, mas o casal recusou”, explicou a psicóloga, Joyce Beraldi. 

Em outro caso, as equipes realizaram a reinserção familiar, que também é um serviço oferecido pelo Centro Pop. Uma mulher, que é moradora do município vizinho de Macaé, estava morando nas ruas de Campos há pelo menos dois dias. Rosineide Maria de Lima, de 45 anos, procurou o Centro Pop para solicitar ajuda para retornar para a sua cidade. As equipes conseguiram contato com os familiares e a colocaram em um ônibus para Macaé.  

“Esses serviços são de grande importância para aquelas pessoas que estão nas ruas. Em alguns casos, como o do casal, as pessoas recusam. É normal. A gente retorna, porque pode ter sido algo de momento e depois as pessoas podem até aceitar o acolhimento. O trabalho de reinserção familiar também é importante, porque a gente consegue fazer com que aquela pessoa restabeleça os vínculos que estavam rompidos com seus familiares”, explicou a diretora de Proteção Social Especial, Maria Amélia Lopes.  

Os usuários do Centro POP contam com assistência integral em saúde com a equipe do Consultório na Rua que, diariamente, oferta serviços de saúde como garantia de direitos. O espaço fica localizado na Rua Barão da Lagoa Dourada, 23, no Centro.