“A Praça é Rosa”: Mais de 800 exames de mamografia e ultrassonografia agendados

A ação “A Praça é Rosa: Eu cuido da minha saúde, e você?”, ocorrida no último sábado (22), na Praça do Santíssimo Salvador, foi um sucesso de público e o número de atendimentos, entre exames de mamografia e ultrassonografia de mama, superaram as expectativas, tendo um total de 855 agendamentos realizados.

Além disso, o setor de oncologia atendeu cerca de 400 pessoas para diversos serviços. Pacientes com indicação para iniciar o tratamento do câncer de mama foram inscritas na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), por meio do Núcleo de Controle e Avaliação.

Ainda, durante o evento, as participantes puderam aferir a pressão arterial, tomar vacinas contra a Covid-19 e gripe e, para meninas de 9 a 14 anos, a do HPV.

A AÇÃO – A iniciativa da Prefeitura, por meio das Secretarias de Saúde e de Governo, foi elogiada pelo público presente que agradeceu ao prefeito Wladimir Garotinho, que estava acompanhado da primeira-dama Tassiana Oliveira, pelos serviços ofertados. O evento, que fez alusão ao Outubro Rosa, teve como objetivo reforçar a atenção das mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, além de ofertar serviços como atendimento médico, encaminhamento para exames de mamografia, ultrassonografias, ressonâncias das mamas e preventivos.

Na oportunidade, o prefeito oficializou o Programa de Reconstrução Mamária e anunciou a compra de um mamógrafo digital. A cirurgia reconstrutora pelo Sistema Único de Saúde (SUS) terá um investimento de R$ 300 mil por mês, sendo R$ 160 mil de recursos próprios, além de recursos oriundos de emenda parlamentar da deputada federal Clarissa Garotinho e do Governo do Estado.