Alunos colombianos participam de City Tour em Campos

Estudantes colombianos em intercâmbio no Brasil participaram, nesta terça-feira (23), de um City Tour pelo Centro Histórico de Campos. Eles conheceram a história e cultura do município. Os alunos estudam na Corporación Universitaria Unitec, em Bogotá, Colômbia. Eles estavam acompanhados, primeiramente, pela professora de espanhol do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Quissamã, Ileana Celeste Fernandez. Além disso, Everaldo Reis, da Secretaria Municipal de Turismo de Campos, guiou o grupo.

Visitas aos Prédios e Equipamentos Históricos

Entre os locais visitados, os estudantes estiveram no Museu Histórico de Campos, na Catedral, na Praça do Santíssimo Salvador, na Igreja Nossa Senhora do Carmo e o Mercado Municipal. No Museu Histórico de Campos, a historiadora Graziela Escocard recebeu o grupo e, com entusiasmo, compartilhou detalhes sobre a história de Campos.

Experiência da Professora Ileana Celeste Fernandez

A professora Ileana comentou que está morando no município há cerca de um mês. Além disso, esta foi a primeira vez que ela participou do City Tour. “É a primeira vez que estou conhecendo um pouco mais da cultura e da história de Campos. Vim, inclusive, com os estudantes de intercâmbio, que vêm da Unitec, para mostrar um pouco mais do nosso território”, disse ela.

Depoimento do Estudante Diego Escobar

O estudante Diego Escobar compartilhou sua experiência durante o City Tour em Campos. “Vim, portanto, conhecer um pouco mais da cultura e da história de Campos e do Brasil. Essas experiências enriquecem nosso corpo e nossa mente e, além disso, nos fazem perceber as coisas de um jeito diferente. Estou gostando muito”, disse ele.

Participação do Professor Cléberson Gonçalves

O grupo também incluiu o professor campista Cléberson Gonçalves, que, aliás, foi bolsista da professora Ileana e agora faz parte do projeto de internacionalização. Esse projeto, por sua vez, trouxe os estudantes colombianos. Cléberson ressaltou, assim, a importância dessa experiência para os estudantes. “Principalmente, conhecer um pouco mais dessa micro-história. Estamos dentro do macro, que é o Brasil. Saber que Campos também é rica em cultura, memória e história é importante. Isso tem relação com a história do país”, disse Cléberson. Ele, portanto, incentivou outros grupos de Campos e de fora a conhecer essa história.

Conclusão do Tour e Apreciação Final

Durante o City Tour, os estudantes se encantaram com a história de Campos. Eles, portanto, puderam observar semelhanças e diferenças entre cidades dos dois países. A última parada do roteiro no centro foi no centenário Mercado Municipal de Campos, onde o grupo, além disso, saboreou o tradicional pastel com caldo de cana. Esse lanche agradou muito a todos. Ileana, por sua vez, considerou a experiência sensacional. “Queria agradecer muito, em meu nome e em nome dos estudantes, representando a Colômbia, a Unitec e o Instituto Federal. Esse passeio mostrou os lugares de Campos, sua história e sua gente. Isso é muito importante para a preservação da memória”, afirmou Ileana.

Declaração da Secretária de Turismo

A Secretária de Turismo, Patrícia Cordeiro, comentou: “A Secretaria de Turismo vem recebendo muitas solicitações de grupos de estudantes e idosos para participarem do nosso City Tour. Campos tem uma história muito rica. Portanto, é importante que campistas e visitantes conheçam essa história. Ficamos muito felizes em receber esse grupo de estudantes colombianos”, disse Patrícia.