A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) iniciou uma fiscalização na área de concessão da Enel Rio de Janeiro para investigar a causa das interrupções no fornecimento de energia na semana passada, em Niterói, Magé e São Gonçalo, na região metropolitana do Rio. A ação, no entanto, busca apurar as medidas emergenciais adotadas pela concessionária, a extensão das interrupções e o desempenho no restabelecimento do serviço.

Na terça-feira da semana passada (12), entretanto, houve um incêndio na subestação da concessionária no bairro de Alcântara, em São Gonçalo, provocando quedas de energia nos três municípios. Na quarta-feira (13) a situação piorou, afetando o fornecimento de água, além de vários serviços nas três cidades, como o funcionamento de escolas e restaurantes e prejudicando o atendimento em hospitais e em unidades de pronto atendimento (UPAs).

A falta de luz afetou cerca de 30 escolas da rede municipal de ensino em Niterói. As unidades de ensino integral suspenderam as aulas. A Enel informou que restabeleceu o fornecimento de energia para 100% dos consumidores no fim da tarde de quarta-feira.
O que diz a Enel
O presidente do Conselho de Consumidores da Enel Rio, Ezequiel Siqueira, mostrou preocupação com a pouca frequência das fiscalizações realizadas pela Aneel. “Há muito tempo questionávamos a frequência das fiscalizações da Aneel. Estamos acompanhando os últimos episódios de falta de energia na área de concessão da empresa. E acho que o processo de transparência para o consumidor é sempre necessário”, afirmou. Siqueira destacou a importância da participação do conselho no processo: “Queremos participar e expor nossas opiniões”.
Argentina adere à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza
A fiscalização da Aneel ocorre, no entanto, após recentes episódios de interrupção do fornecimento de energia. Isso vem afetando milhares de consumidores na região metropolitana do Rio de Janeiro. A agência diz que quer garantir a qualidade do serviço prestado e a transparência das informações fornecidas aos consumidores.
A Enel Rio atende, portanto, aproximadamente 3 milhões de unidades consumidoras em 66 dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro. A distribuidora de energia Light atende os demais municípios.
Agência Brasil