APAPE realiza apresentação natalina no Trianon e enche os pais de emoção

Encerrando o calendário de eventos de 2023, a Associação de Pais e Amigos de Pessoas Especiais do Norte e Noroeste Fluminense (APAPE) levou ao Teatro Trianon uma emocionante apresentação natalina. Com a participação dos assistidos e seus familiares, o espetáculo foi realizado com um misto de músicas e encenações, como a do nascimento de Jesus. 

Mãe do pequeno Heitor, Ariana Veloso ficou encantada com a apresentação do filho, que, segundo ela, tem tido uma grande evolução de aprendizado a partir das atividades realizadas na instituição. “É a primeira vez que ele se apresenta, então, ele está muito feliz e eu também. Este ano eu percebi uma evolução muito grande nele, mas não foi à toa, foi pelo trabalho que vem sendo feito na APAPE”, disse a mãe.

“Nós estamos felizes, porque é importante para ela estar aqui, já que ela interage com as pessoas e perde a timidez. Estar aqui no Trianon se apresentando é bom demais”, explicou Joceli de Oliveira, mãe da Greiciele Carvalho, que é assistida da APAPE há 19 anos.

A apresentação lotou o Teatro Trianon. O evento contou com a presença do prefeito Wladimir Garotinho, que entregou à instituição um novo mobiliário, com equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos. O material será utilizado na nova sede da APAPE. O espaço está sendo construído para dar ainda mais suporte aos usuários e seus familiares, com a ampliação do Centro de Referência do Autismo. Dentro de uma área de mais de 120 metros quadrados, serão montados espaços multiuso, banheiros, quadra e jardim. A nova sede da APAPE ficará localizada entre as ruas Saldanha Marinho e João Guimarães, em um terreno doado pelo município por força da Lei 9.135/22, sancionada em 19 de abril pelo prefeito Wladimir Garotinho.

A APAPE é uma das seis Organizações da Sociedade Civil (OSCs) conveniadas à Prefeitura e está  há 24 anos realizando esse tipo de atendimento na cidade. No âmbito da neurodiversidade, são atendidos cerca de 160 usuários com deficiência, entre meninos e meninas. No dia a dia, são ministradas oficinas coletivas psicomotoras, arte, música e dança, no sentido de promover a evolução e independência. Todo o trabalho é acompanhado por uma equipe transdisciplinar, que inclui terapeutas, pedagogos, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, médicos e neuropsicólogos.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos