AVAQ: Vacinação na Vila Olímpica do Santa Clara com mais de 160 doses aplicadas

Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal no município, a Secretaria Municipal de Saúde deu início às Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (AVAQ). A ação desta segunda-feira (8) foi realizada na Vila Olímpica do Parque Santa Clara, das 9h às 16h. A AVAQ é uma ação planejada pelo Ministério da Saúde para colocar em dia doses dos imunizantes do calendário básico do Programa Nacional de Imunização (PNI) que estejam em atraso, em crianças e adolescentes, além de adultos e idosos.

A Secretaria reforça para que a população não deixe de se vacinar e orienta os pais ou responsáveis para que levem as crianças e adolescentes aos postos de imunização.

A ação no Santa Clara teve um total de 162 doses aplicadas, número esse que é considerado dentro do esperado pelo setor de Imunizações. Deste total, foram 47 doses da vacina antigripal, sendo essa a mais procurada, e 21 doses do imunizante contra febre amarela. As vacinas contra a Covid-19, Pfizer Pediátrica (para crianças de 5 a 11 anos) e Pfizer Baby (para crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses) tiveram 25 doses aplicadas ao todo.

A vacinação continua na terça-feira (9), na Vila Olímpica do Jockey Club. Já na quarta-feira (10), a ação acontece na praça principal do Turf Club; na quinta-feira (11), na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Parque Santos Dumont; e, na sexta-feira (12), será na Unidade Básica de Saúde da Família (UBS) de Lagamar, em Farol de São Tomé.

“Trouxe minha filha para tomar a vacina e agradeço muito a Prefeitura por estar trazendo saúde até nós, e ao prefeito Wladimir Garotinho por cuidar das pessoas”, disse Keffren Vieira, que levou a pequena Sophia para se imunizar.

A aposentada Irani Xavier, 80 anos, aproveitou a oportunidade para receber sua quarta dose contra a Covid-19. “Estou muito grata por todo esse cuidado. Já tomei a quarta e agora tomo até a 200 se Deus me permitir”, brincou a idosa.

AVAQ – O plano para a AVAQ foi elaborado após o treinamento dos profissionais da Saúde que, em Campos, ocorreu em outubro deste ano com objetivo de aumentar as coberturas vacinais e melhorar a homogeneidade entre os municípios do estado do Rio de Janeiro, cuja queda vem sendo registrada desde 2019, assim como no restante do país.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos