Barranco cede em Lagoa de Cima e deixa família desabrigada

A população da região serrana de Campos sofre com as inundações e alagamentos que ocorrem desde a última sexta (22) na região. Uma família teve a casa atingida por um barranco que cedeu em Lagoa de Cima, de acordo com a Prefeitura de Campos. Em Conceição do Imbé, cinco famílias estão isoladas. Também há famílias atingidas em Ururaí. O município informou que montou uma força-tarefa para monitorar a situação e garantir apoio à população. Desde o forte temporal que atingiu o município no fim de semana, 937 famílias foram atingidas de alguma forma, num total de 2.351 pessoas.

Uma equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social realizou o referenciamento das famílias, como 0 levantamento de dados para possível inclusão de benefícios. As residências e as ruas dos três pontos foram invadidas pela água com a cheia do Rio Ururaí. “Neste momento crítico, nossa prioridade é proteger e apoiar a população em áreas vulneráveis. Estamos em alerta máximo, monitorando de perto a evolução da situação e coordenando todas as ações necessárias para garantir a segurança de todos”, enfatiza o Secretário de Defesa Civil, Alcemir Pascoutto.

Em Lagoa de Cima, uma família teve a casa atingida por um barranco que cedeu. Em Conceição do Imbé, a visita teve que ser feita de barco, porque cinco famílias estão isoladas. Já em Ururaí, outras cinco famílias também foram atingidas. Todas foram cadastradas.

A Defesa Civil está em alerta nas regiões de Ururaí, Lagoa de Cima e Imbé, e em áreas vizinhas devido às fortes chuvas que elevaram os níveis dos rios Mocotó e Imbé, assim como a cota da Lagoa de Cima. Pontos de acesso estão interditados. A Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social e a Secretaria de Governo, por meio dos Agentes de Desenvolvimento Local (ADL), foram mobilizados para monitorar a situação e garantir apoio à população.