Brinquedoteca do Hospital Ferreira Machado faz a alegria das crianças internadas na unidade

3 minutos de leitura
Disclosure: This website may contain affiliate links, which means I may earn a commission if you click on the link and make a purchase. I only recommend products or services that I personally use and believe will add value to my readers. Your support is appreciated!

Reinaugurada pelo Prefeito Wladimir Garotinho no dia 28 de março, nas comemorações pelos 187 anos da elevação de Campos à categoria de cidade, a brinquedoteca continua levando alegria para as crianças internadas na Clínica Pediátrica do Hospital Ferreira Machado (HFM). O espaço é lúdico, colorido e agradável, facilitando a adaptação da criança e garantindo o direito de brincar, mesmo no ambiente hospitalar.

A psicóloga Gianne Siqueira esclarece que o espaço tem a estrutura adequada para o acolhimento e tratamento da criança. “Nem todas as crianças conseguem ir até à brinquedoteca e, quando isso acontece, levamos livros e brinquedos para que possam se distrair e se divertir no leito, até porque a proposta da brinquedoteca é reduzir um pouco do impacto que a hospitalização traz para a saúde mental”, informa.

Gianne ainda explica que a brinquedoteca é um espaço multifuncional. “Vários profissionais como psicólogos, terapeutas, fisioterapeutas e musicoterapeutas utilizam esse espaço para recuperação das crianças e aproximação com os familiares”, destaca.

A Kissila Cristina, que está acompanhando o irmão Pedro de 9 anos, vítima de queimadura, diz que a brinquedoteca está sendo ótima para a recuperação do irmão. “Pedro teve 70% do corpo queimado e estava em isolamento, sem contato com outras crianças. Assim que o quadro dele melhorou, ele pode ir até a brinquedoteca acompanhado de outros médicos, mas hoje foi a primeira vez que ele esteve na brinquedoteca com outras crianças e isso me deixa muito feliz. O espaço está ajudando bastante no tratamento e socialização do meu irmão nesse período tão difícil”, relatou.

A BRINQUEDOTECA

A reforma foi fruto de parceria público-privada entre a Prefeitura e empresas da cidade. O local conta com brinquedos pedagógicos, um acervo de 50 livros disponíveis para várias faixas etárias, além de materiais de papelaria, como massa para modelar, hidrocores e lápis de cor, tornando um lugar atrativo para as crianças, os familiares e para os profissionais que atuam na pediatria.

Claudia Alvarenga, recreadora da brinquedoteca, conta que trabalha há 18 anos no HFM e que, após a reforma, o espaço ficou mais alegre e confortável. “Tinha criança que nem queria sair do leito, mas depois que veio para a brinquedoteca, não queria mais sair daqui. O espaço é bastante acolhedor e até os pais gostam de ficar aqui acompanhando e interagindo com as crianças, o que ajuda bastante na adaptação dos pequenos”, disse.

Compartilhe essa notícia