Cachorro aventureiro cruza as Américas e visita 15 países em 7 anos: veja a jornada de Térix, que está de volta ao Rio

4 minutos de leitura
Disclosure: This website may contain affiliate links, which means I may earn a commission if you click on the link and make a purchase. I only recommend products or services that I personally use and believe will add value to my readers. Your support is appreciated!

Quando decidiu sair de Búzios, na Região dos Lagos do Estado do Rio de Janeiro, para viajar pela América Latina, o professor Jonas Fernandes Ramos não conseguiu alguém que pudesse cuidar do seu cachorro, o Térix. Preocupado com os cuidados com o melhor amigo, ele decidiu ir além: adaptou a moto que usaria na viagem para carregar o cão e, assim, encarou com ele uma jornada de sete anos na estrada. A dupla voltou ao Rio de Janeiro nesta terça-feira (13) e viajou para Búzios, ponto inicial, na quarta (14).

“Após o final de contrato de um hostel em Búzios que Térix foi adotado, decidi sair em viagem em moto trabalhando por lugares turísticos, mas não conseguia ninguém para ficar e cuidar do Térix. Então decidi levá-lo na moto com um baú adaptado para ele e com a ideia de ele promocionar através de fotos pelas redes sociais os lugares turísticos, parques, museus e [espaços] petfriendly”, contou Jonas.

Jonas e Térix na Argentina durante a jornada que durou 7 anos — Foto: Arquivo pessoal
Jonas e Térix na Argentina durante a jornada que durou 7 anos — Foto: Arquivo pessoal

Assim, surgiu o projeto Térix pelo Mundo, que começou no dia 14 de setembro de 2015 e percorreu 15 países. Ao longo dos últimos sete anos, a dupla percorreu: vários pontos do Brasil, Suriname, Guiana Francesa, Guiana, Venezuela, Trinidad e Tobago, Colômbia, Panamá, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Chile e Argentina.

Jonas diz que é possível fazer um percurso tão longo com um cão, mas afirma que é preciso fazer concessões para o animal viajar bem. E que a presença de Térix faz o esforço valer a pena.

“A melhor companhia. Em moto é muito diferente, ele chama muita atenção. É uma viagem lenta, com cuidados, para não estressá-lo, com óculos para proteção dos olhos e capacete”, esclarece.

‘PubliCão’
Térix não estranha. De acordo com Jonas, o cachorro já estava acostumado a andar de bicicleta e barco com os hóspedes no hostel onde Jonas trabalhava.

Inicialmente, o projeto deveria ser uma volta ao mundo em três anos. No fim das contas, o projeto se transformou na viagem de sete anos pela América do Sul e parte da Central.

Ao longo do tempo, o charme do cachorro ajudou a pagar a viagem. “Em todos os países sempre fomos bem recebidos, saímos sem recursos e toda a viagem foi com apoio em troca de Térix promocionar pelas redes sociais”, contou o tutor do cão.

Pandemia
No meio da jornada, um problema: a pandemia da Covid manteve Jonas e Térix por bastante tempo no Chile.

O próximo passo é transformar a história em livro. A dupla agora vai sossegar um pouco em Búzios para desenvolver o projeto.

Térix na Argentina durante a viagem — Foto: Arquivo pessoal
Térix na Argentina durante a viagem — Foto: Arquivo pessoal
Térix na rede, descansando durante a viagem que fez com seu tutor. Eles percorreram 15 países — Foto: Arquivo pessoal
Térix na rede, descansando durante a viagem que fez com seu tutor. Eles percorreram 15 países — Foto: Arquivo pessoal

Fonte: G1

Compartilhe essa notícia