Caminhada da Vitalidade: “Promovendo a saúde da mulher” neste sábado

No próximo sábado (25), a Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia (SFMC), com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, através do programa Hiperdia, convida todos para a Caminhada da Vitalidade, um evento especial focado na saúde cardiovascular feminina. A concentração será as 9h, na sede da SFMC, localizada na Faculdade de Medicina de Campos.

A caminhada terá como destino a Praça do Liceu. No local, a equipe do Hiperdia, formada por médicos, enfermeiras, técnicas de enfermagem e assistente social, além de acadêmicos da FMC, irá oferecer diversas atividades gratuitas de saúde, incluindo aferição de pressão arterial, glicose, peso, além de orientações nutricionais e sobre mudanças de estilo de vida. Para incentivar ainda mais a prática de exercícios, será oferecida uma aula de ginástica ao ar livre com a professora Norma Beatriz.

A médica Ana Paula Galvão é a presidente da SFMC e faz parte da equipe do Hiperdia. Ana Paula também é a idealizadora do projeto e disse que é fundamental que as mulheres adotem medidas preventivas, como monitorar regularmente a glicose, colesterol e pressão arterial, praticar atividade física e cultivar hábitos saudáveis.

“É crucial que as mulheres se cuidem, pois têm sido vítimas cada vez mais frequentes de doenças cardiovasculares, como infarto e AVC. Nos últimos 50 anos, sua representação nas estatísticas de morte por essas causas aumentou para 53%, superando os homens. O estilo de vida atual, repleto de responsabilidades como trabalho, cuidados domésticos, tabagismo e estresse, contribui para esse cenário preocupante. Estamos empenhados em alertar a população sobre esses cuidados e preparando novas campanhas para promover a saúde em geral”, destacou.

Além da SMS, através do Hiperdia, o evento conta com o apoio de parceiros, como RadMed, Laboratório Plínio Bacelar, Hemoclin e a Academia Fla Fitt.

Hiperdia — O Hiperdia é um programa da Secretaria de Saúde que tem por objetivo cadastrar e acompanhar pacientes hipertensos e diabéticos. A sala do programa, que é um dos mais antigos do município, funciona no Centro de Saúde, anexo à secretaria.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos